Lideranças de Valadares são mobilizadas contra a Dengue

Lideranças de Valadares são mobilizadas contra a Dengue

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio das mobilizadoras sociais da Força Tarefa de Combate à Dengue, promoveu ontem (29-11) na Superintendência Regional de Saúde de Governador Valadares, uma reunião intersetorial de mobilização social com lideranças locais, apresentando o Programa Permanente de Combate à Dengue no Estado.

Participaram representantes de Instituições ligadas à Indústria, Comércio, Educação, Segurança, Associações Comunitárias, Polícia Militar, órgãos vinculados a Secretaria Municipal do município e técnicos da SRS-GV.

“Nosso objetivo com a reunião foi sensibilizar diversos atores sociais, fazendo-os refletir sobre como eles podem contribuir no combate à Dengue. Nós entendemos que o Estado sozinho e nenhuma instituição de forma isolada vai resolver esse problema. Só somando e unindo forças vamos vencer este inimigo”, ressaltou Cláudia Oliveira, coordenadora da reunião e articuladora social do Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais (CeMAIS).

No início da reunião, a coordenadora de Zoonoses da Secretaria Municipal de Valadares, Antonieta Miranda, apresentou dados epidemiológicos sobre a dengue no município, demonstrando que o quadro é preocupante. A cidade está em terceiro lugar em número de notificações no Estado e o último Levantamento de Índice Rápido por Infestação de Aedes aegypti (Liraa) desde ano, apontou um índice médio de 6% dos imóveis com infestação do mosquito, quando o preconizado pelo Ministério da Saúde é no máximo 1%. Segundo Antonieta, os focos estão concentrados dentro das casas, com prevalência nos pratos de vasos de plantas (26%) e ralos (24%).

Em seguida, Cláudia Oliveira promoveu uma roda-de-conversa com os participantes debatendo ações de mobilização que podem ser desenvolvidas no combate ao Aedes aegypt.

Para o superintendente Regional de Saúde de Governador Valadares, Augusto Barbosa, a Dengue só vai ser vencida com a integração do poder público e população. “Apesar de todos os esforços das esferas federal, municipal e estadual ainda não conseguimos vencer a guerra contra a Dengue, que só vai ser efetiva com um somatório de forças, conscientizando e mobilizando a população principalmente sobre o fato que o maior foco dos mosquitos está dentro das residências”, salientou.

O secretário municipal de Saúde de Governador Valadares agradeceu o apoio do Estado com a Força Tarefa e ressaltou a importância da participação da sociedade. “O nosso município tem 135 mil imóveis e para vencermos esta guerra, a mobilização social é extremamente importante para envolvermos a comunidade nestas atividades”, avaliou.

Eber Gonçalves de Souza representante da Igreja Assembléia de Deus, denominação religiosa que na região de Valadares tem sob sua jurisdição mais de 80 templos, elogiou a iniciativa de mobilização do Estado. “Foi um encontro muito bom porque teve a participação da sociedade civil. Se nós, que somos representantes de diversas instituições, levarmos este trabalho de conscientização para as pessoas é grande a possibilidade de sucesso”, frisou.

A professora Neide Aparecida Feliciano Marra, da Escola Estadual Labor Club, concorda com a opinião do representante religioso e acrescenta que “o processo de educação da população é fundamental, principalmente junto às crianças que tem maior possibilidade de interação e convencimento dos adultos sobre as ações de prevenção contra a dengue”, disse. 

A programação da Força Tarefa contra a Dengue tem seqüência com panfletagem educativa na feira de artesanato, blitz educativa no centro da cidade e no dia 03-12 (sábado), de 09 às 13 horas, o evento “Minha cidade sem Dengue”, na Praça dos Pioneiros, com o Dengômetro para distribuição de material publicitário, serviços como aferição de pressão e corte de cabelo e apresentações artísticas, além da participação  do Dengue móvel para a troca dos materiais inservíveis por material escolar.

Finalizando as ações de mobilização social da Força Tarefa, o Dengue Móvel estará, dias 04, 05 e 06/12, nos bairros Santa Helena, Carapina e Jardim Pérola, respectivamente.  Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais

Autor: Frederico Bussinger


Rolar para cima