Barbacena realiza etapa regional do Conexão Minas Saúde

Na quinta-feira (20/03) a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) por meio da Superintendência Regional de Saúde de Barbacena (SRS) realizou a etapa regional do evento Conexão Minas Saúde para prefeitos, gestores e demais representações de saúde dos 33 municípios da região de abrangência da SRS. O evento também contou com as presenças do presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Minas Gerais – COSEMS, Edivaldo Farias, e da presidente do Conselho Estadual de Saúde, Lourdes Machado.

Segundo o Superintendente Regional de Saúde de Barbacena, Renato Soares dos Reis, “o Conexão Minas Saúde é um evento realizado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais em conjunto com o COSEMS, e aqui no nosso território organizado pela nossa Superintendência Regional de Saúde, em parceria com o COSEMS Regional”, pontuou.

Renato explicou que “o objetivo principal deste evento é o de acolher os novos gestores, prefeitos, secretários de saúde, técnicos dos municípios, consórcios públicos de saúde e demais atores do território, para apresentar as principais políticas da SES no território da Regional de Saúde de Barbacena”. E, ainda, “mostrar os principais pontos de atenção, as principais estratégias que os municípios podem recorrer na assistência à saúde nos mesmos, e que eles conheçam a estrutura da Superintendência Regional de Saúde de Barbacena”, afirmou o Superintendente.

Durante a abertura do evento, a representante da Subsecretaria de Regionalização – SUBR da SES-MG, Caroline Larissa de Castro, destacou os trabalhos da equipe e dirigente da SRS Barbacena na região: “os trabalhadores da Unidade Regional de Saúde de Barbacena tem entregado resultados maravilhosos, especialmente com comprometimento e um olhar atento às necessidades do território. Além disso, a liderança dessa unidade regional, vem apresentando resultados espetaculares”, ressaltou.

Caroline também apontou as áreas em que a SRS tem se destacado em seus trabalhos: “posso citar várias políticas públicas em que a Regional de Barbacena tem demonstrado seu sucesso, e trago aqui algumas que se destacam mais, como por exemplo a política de assistência farmacêutica junto aos consórcios, que tem apresentando uma assistência mais qualificada no território, e também de vigilância sanitária”.

Ainda durante sua fala, a representante da SUBR, complementou: “também destaco o Opera Mais aqui no território, destacando o papel do Comitê condutor de Urgência e Emergência extremamente atuante, fortalecendo a sempre rede que a gente sabe como é importante para o estado. E por fim, destaco o trabalho da Regional de Barbacena no acompanhamento e monitoramento dos hospitais de pequeno porte, sendo um exemplo para todo o estado”.

Sobre o enfoque do Conexão Minas Saúde Regional, Caroline enfatizou que “a Regionalização só ocorre se a gente tiver um compromisso coletivo entre estado, COSEMS, os conselhos municipais de saúde na figura do controle social e também os consórcios de saúde juntamente com os municípios, para a gente fortalecer cada vez mais o nosso SUS (Sistema Único de Saúde) trazendo resultados de mais eficiência e resolubilidade”, finalizou.

Programação e conteúdos

A programação contou com palestras realizadas pelo Dirigente Regional de Saúde e pelos Coordenadores da SRS, cujos temas foram: estrutura organizacional da SES e o território de abrangência; COSEMS em pauta; governança regional, planejamento e instrumentos de gestão; responsabilidade do gestor enquanto ordenador de despesas e prestação de contas; vigilâncias em saúde; redes de atenção à saúde; e acesso aos serviços de saúde.

O Conexão Minas Saúde está sendo realizado pela SES-MG, em parceria com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS-MG) em todo o estado, nas 28 Unidades Regionais de Saúde, e tem como objetivo o fortalecimento do vínculo entre as unidades regionais e os municípios em um ambiente de compartilhamento de conhecimentos e experiências.

Por Priscila Rezende / Fotos: Priscila Rezende

Rolar para cima