Saúde Ambiental e do Trabalhador: Termina dia 27 de julho as submissões de experiências exitosas para apresentação em Seminário no Norte de Minas

Mais de 80 profissionais do Norte de Minas já fizeram inscrições para o Seminário Macrorregional de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador, que será realizado no auditório do Colégio Tiradentes, em Montes Claros, nos dias 27 e 28/8. As inscrições prosseguem até o dia 20/8, por meio do link https://www.even3.com.br/seminario-macrorregional-de-vigilancia-em-saude-ambiental-e-saude-do-trabalhador-macrorregional-norte-558275/.

O evento, organizado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) também está recebendo, até o dia 27/7, as inscrições de experiências exitosas que estejam sendo implementadas em municípios que integram as áreas de atuação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros e das Gerências Regionais de Saúde (GRS) de Januária e Pirapora. 

Serão selecionados trabalhos com foco nos seguintes temas: Vigilância em Saúde do Trabalhador; Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano; Vigilância em Saúde Ambiental dos Riscos Associados a Desastres; Vigilância em Saúde das Populações Expostas a Desastres, Poluentes Atmosféricos e a Solo Contaminado.  

A bióloga Patrícia Brito, referência técnica da Coordenação de Vigilância em Saúde da SRS Montes Claros explica que “os trabalhos, na modalidade de resumos ou artigos científicos inéditos ou já publicados, deverão conter a descrição de resultados de experiências exitosas já concluídas ou em andamento. A divulgação dos projetos selecionados está marcada para o dia 30 de julho e a exposição de banners acontecerá nos dias 27 e 28 de agosto, durante a realização do Seminário”.

Objetivos

A proposta do Seminário é promover a qualificação das ações de vigilância em saúde ambiental e do trabalhador, levando em conta as necessidades e especificidades do Norte de Minas. Nesse sentido, o Seminário objetiva fazer com que os técnicos aprimorem os conhecimentos e tenham a oportunidade de trocar experiências para, ao retornarem para seus municípios estejam mais motivados a fortalecer as ações que já estão realizando. 

Nesse sentido, a coordenadora de vigilância em saúde da SRS, Agna Soares da Silva Menezes observa que “por meio de eventos realizados nas macrorregiões de saúde, a SES-MG visa estimular o fortalecimento das ações intersetoriais nos municípios, com foco na ampliação da capacidade de prevenção, identificação e resposta aos agravos relacionados aos ambientes e condições de trabalho”.

Já a superintendente regional de saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques entende que “levando em conta a extensão geográfica e as especificidades sociais, econômicas e ambientais existentes no Norte de Minas, a iniciativa da SES-MG na realização do Seminário acontece num momento oportuno, visando fortalecer a integração de ações das vigilâncias municipais e do estado nas áreas de saúde e ambiental”. 

Entre os profissionais a serem inscritos no Seminário estão gestores municipais; trabalhadores da vigilância em saúde ambiental e saúde do trabalhador, de nível técnico e superior; profissionais que atuam nas áreas de gestão, assistência, promoção e/ou prevenção à saúde. 

Além desses profissionais, dependendo da disponibilidade de vagas, também poderão se inscrever professores, universitários, pesquisadores, membros de conselhos municipais de saúde e de comissões intersetoriais de saúde do trabalhador e da trabalhadora. 

Por: Pedro Ricardo

Foto: SRS Montes Claros

Rolar para cima