As ações destacam avanços na implementação de políticas públicas no SUS e no fortalecimento da gestão interna da secretaria
Com o objetivo de apresentar os avanços dos projetos estratégicos em andamento na Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), o secretário de Saúde, Fábio Baccheretti, gestores e servidores da pasta se reuniram nesta terça-feira, 29/7, na Cidade Administrativa, para apresentar o balanço das principais ações realizadas no mês de julho de 2025.
A reunião destacou projetos prioritários do planejamento estratégico já concluídos, além de pautas transversais conduzidas pela SES-MG. As entregas estão vinculadas aos projetos estratégicos Doenças Raras, Inteligência de Gastos, Projeto Aurora, Farmácia Aqui Pertim, Reparação em Saúde e Macrorregiões Interestaduais de Saúde.
Durante o encontro, o secretário acompanhou a apresentação do relatório com as principais entregas e reforçou que o balanço mensal das ações permite um panorama do andamento dos compromissos firmados para o ano. “Além de celebrarmos os avanços até aqui, o nosso foco principal com esses encontros é ajustar as propostas, ver quais foram os desafios enfrentados até o momento, o que podemos aprimorar e quais estratégias utilizar para garantir todas as entregas e alcançar os indicadores propostos”, destacou Fábio Baccheretti.
Também foram discutidas estratégias para a execução das iniciativas em curso e apresentados os projetos que estão em fase de planejamento. As próximas entregas estão previstas para setembro.
Entrega destaque
Ao final da reunião, os participantes votaram na entrega de maior destaque do mês de julho. A ação escolhida foi o SES Resolve, uma das entregas do Projeto Estratégico Inteligência de Gastos, vinculado ao objetivo estratégico da SES de gerir recursos com foco em resultados reais, qualificando e simplificando as estratégias de financiamento.
O SES Resolve chega para substituir o Sistema de Gerenciamento de Resoluções Estaduais de Saúde (Sigres), representando um avanço significativo na modernização da gestão orçamentária e financeira, com mais eficiência, transparência e controle nos processos relacionados às resoluções de financiamento.
“Estamos entregando um sistema integrado e eficiente. A próxima etapa é a fase de transição, que será dividida em ondas. A previsão é de que até março de 2026 todos os setores já estejam operando no SES Resolve. O programa tem tudo para marcar uma nova página na SES-MG, principalmente no campo da inteligência de gastos”, ressalta o assessor da Superintendência de Planejamento e Finanças, Felipe Galgani.
A primeira onda de transição contemplará os setores de Saúde Bucal, Equipes de Atenção Primária Prisional, Programa Mineiro de Imunizações (PMI) e VigiMinas. Os demais setores serão incorporados nas fases seguintes, até a conclusão prevista.




