Norte de Minas adota formulário eletrônico para agilizar solicitação de imunobiológicos especiais

Profissionais que atuam nas salas de imunização dos 86 municípios da macrorregião de Saúde do Norte de Minas participaram, nesta terça-feira (5/8), em Montes Claros, de capacitação sobre o uso do novo Formulário Eletrônico do Centro de Referência em Imunobiológicos Especiais (CRIE).

Desenvolvido pelo Laboratório de Inovação do Governo de Minas Gerais (LAB.mg), em parceria com os CRIE regionais, o sistema digital tem como objetivo agilizar a solicitação e aplicação de imunobiológicos especiais — produtos de alta tecnologia indicados para pacientes com condições clínicas específicas, como imunossuprimidos, oncológicos, transplantados, pessoas com cardiopatias e hepatopatias crônicas, doenças neurológicas incapacitantes, trissomias e diabetes.

A capacitação foi realizada no auditório do CRIE de Montes Claros. Pela manhã, participaram referências técnicas em imunização de 25 municípios da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária e de sete municípios da GRS de Pirapora. À tarde, a atividade foi voltada a profissionais dos 54 municípios vinculados à Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros.

O encontro contou com a presença de referências técnicas do nível central da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Alan de Morais e Bruna da Costa Silva; da enfermeira do CRIE de Belo Horizonte, Ana Angélica Goulard; além da equipe técnica de imunização da SRS de Montes Claros.

“Com a adoção do formulário eletrônico, os municípios ganham mais autonomia na condução das solicitações de imunobiológicos especiais. Além disso, o sistema permite aos Centros de Referência e à SES-MG melhor organização dos processos de trabalho”, destacou Alan de Morais, durante a abertura do evento.

Para Mônica de Lourdes Rochido, referência técnica em imunização da SRS de Montes Claros, o novo sistema representa um avanço importante:

“Com a informatização, todo o processo ganha agilidade. A partir desta quarta-feira (6/8), as solicitações passarão a ser feitas diretamente pelos municípios ao Centro de Referência, cabendo à Superintendência apenas a validação.”

Implantação gradual

A implantação do formulário eletrônico teve início em 2023. A primeira experiência ocorreu em fevereiro de 2024, na macrorregião Oeste, com sede em Divinópolis. Posteriormente, o sistema foi estendido às regiões de Belo Horizonte, Barbacena, Ipatinga, Juiz de Fora, Uberlândia e Uberaba.

Antes da digitalização, as solicitações eram feitas por fichas manuais e tramitavam por diversas instâncias — em média, 22 etapas — até chegar ao CRIE, o que tornava o processo lento e burocrático.

Agora, com o novo formulário, todas as informações são inseridas diretamente no sistema. O fluxo pode ser acompanhado em tempo real, desde a solicitação até a conclusão do processo, promovendo maior transparência e eficiência no atendimento à população.

Texto e Foto: Pedro Ricardo

Rolar para cima