Vários municípios iniciaram a Campanha de Vacinação Antirrábica, que em Minas Gerais prossegue até 15 de outubro
A Campanha de Vacinação Antirrábica da Secretaria de Estado de Minas Gerais (SES-MG) começou em 1/8 e prossegue até 15/10, para imunizar cães e gatos contra a raiva animal. Na área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos vários municípios iniciaram a campanha na segunda-feira (4/8) e, em outros, o cronograma começa nos próximos dias. A meta é vacinar pelo menos 90% da população canina e felina, estimada em 102.875 cães e 20.506 gatos a partir de três meses de idade, nos 27 municípios da região.
De acordo com a referência técnica em raiva humana e animal do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NUVEPI), Moisés Ferreira de Paula, a vacinação é fundamental, porque a raiva é uma doença viral grave e fatal, que pode ser transmitida entre animais e para os seres humanos. “Ao vacinar o animal, desenvolve-se imunidade que o protege contra a infecção e, ao mesmo tempo, impede a circulação do vírus, contribuindo diretamente para a proteção da saúde da população”, disse.
Segundo a Coordenação Estadual de Vigilância de Zoonoses (CEVZ) da SES-MG, os municípios são responsáveis pela organização da campanha em seu território, devendo realizá-la em postos de saúde e postos fixos no período de 1/8 a 15/10. A campanha tem os objetivos de sensibilizar a população sobre a importância da imunização dos cães e gatos, informar sobre os riscos da doença e orientar quanto às medidas de prevenção.
Em julho, a SRS Passos realizou capacitação para os profissionais do Núcleo de Zoonoses dos municípios, visando a operacionalização da campanha com segurança e alcance da meta de cobertura. “O trabalho dos vacinadores é fundamental para alcançar bons resultados. Quando compreendem que o mais importante vai além do cumprimento de metas numéricas, sendo, na verdade, a promoção da saúde de todos, seu empenho e dedicação tornam-se ainda maiores”, disse Moisés de Paula.
Vacinação nos municípios
Sede da Regional de Saúde, o município de Passos começou a vacinar sua população canina e felina em 28/7, na zona rural. Na cidade, a campanha iniciou em 2/8, segundo o coordenador do Núcleo de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde de Passos, Sérgio Belini.
Em São Sebastião do Paraíso, a campanha começou no distrito de Guardinha e na zona rural, com a programação para a cidade a partir de sábado, segundo o coordenador de Zoonoses, Luciano Santana. “Nos sábados, dias 9,16, 23 e 30/8, estaremos espalhados por toda zona urbana”, disse.
O CEVZ alerta que a raiva é uma doença viral grave, com taxa de letalidade próxima de 100%. A vacina é a principal forma de prevenção, tanto para humanos quanto para animais. Para casos suspeitos de exposição ao vírus, a recomendação é buscar atendimento médico imediato para iniciar o protocolo de imunização.
Por Enio Modesto
Foto: Núcleo de Zoonoses/SMS Passos – Vacinação de cães na zona rural de Passos