Entupimento de redes de esgoto no Vale do Aço diminuiu a partir de conscientização

Imagem

Em visita ao novo superintendente regional de saúde de Coronel Fabriciano, Wagner Barbalho, diretores e técnicos da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), apresentaram números da gestão da empresa e todas as ações que têm transformado o sistema de esgotamento sanitário de Ipatinga e região. Falaram ainda da infraestrutura a ser implantada na cidade de Santana do Paraíso e como tem sido fundamental o trabalho de conscientização da população para evitar problemas como entupimento de redes, além da importância da parceria com a Superintendência Regional de Saúde.

Crédito: Roberto Bertozi

Franklin Otávio Mendonça, chefe do Departamento Operacional Leste da Copasa, explicou que ao longo dos anos os entupimentos em redes diminuíram consideravelmente. Levantamento da Copasa na região do Vale do Aço mostra que as causas mais comuns de entupimentos nos últimos oito anos, foram depósito da rede de plástico, gordura e areia, seguidos por pano, cabelo, preservativo, pedra, estopa, absorventes femininos, garrafas pet, entre outros.

“Percebemos que de 2007 até o fim do ano passado a quantidade desses materiais que eram jogados na rede de esgoto em toda a região foi diminuindo, fluxo de um trabalho de conscientização e educação da população, em todos os setores e níveis sociais. Só com a participação de todos é que isso tem se tornado possível”, admite Franklin Mendonça.

Resultados

Com a redução das ocorrências de entupimento e de refluxo de esgoto, além do impacto ambiental positivo, deve-se levar em conta a redução de acidentes com veículos decorrentes de deslocamento de tampas de poços de visitas e refluxo nas vias públicas. Há ainda menos intervenção no trânsito.

Sobre o trabalho de parcerias desenvolvido pela Copasa, Franklin Mendonça cita o Estado como grande parceiro nessa luta pela não poluição das águas e maior cuidado com a rede de esgotamento nos municípios. “O objetivo da nossa empresa é levar água tratada e aplicar cada centavo das tarifas pagas pelo cidadão em saúde, bem estar e qualidade de vida a todos. Assim como o Governo tem feito ao arrecadar, investindo em obras e ações que beneficiem cada um dos mineiros”, pontou o dirigente. 

Esforços

Wagner Barbalho, superintendente da SRS Coronel Fabriciano, mencionou que sem parcerias o Estado não avança e que elas são mais que fundamentais para o benefício da sociedade como um todo. “Caminhar ao lado da população e atender a seus anseios são parte de nosso papel é isso que o Governo vem fazendo desde que assumiu. Resolver as questões mais pontuais em um curto período de tempo é obrigação e aqui na SRS Coronel Fabriciano colocamos isso como meta. Para tal, parcerias com sociedade, instituições e empresas devem ser a tônica de nosso trabalho”, salientou Barbalho.

Sobre a Copasa, disse que o cuidado da empresa em garantir água de qualidade para a população é fundamental para evitar variados problemas de saúde. “Muitas doenças são causadas por micro-organismo presentes em reservatórios, por isso a importância do armazenamento e tratamento da água. A Copasa tem nos garantido isso e vamos estar sempre juntos nas ações em benefícios da população”, destacou o superintende regional de saúde, Wagner Barbalho.

Autor: Roberto Bertozi

Rolar para cima