Saúde Bucal capacita profissionais para atendimento de pacientes especiais em Montes Claros

Imagem

Com o objetivo de fortalecer a rede de atendimento em saúde bucal no norte de Minas, a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS) promoveu nesta sexta-feira (15/04), uma capacitação para encaminhamento de pacientes especiais ao serviço de odontologia hospitalar em Montes Claros. O evento ocorreu no Auditório da Associação dos Municípios Mineiros da Área da Sudene (AMAMS).

A capacitação teve participação de 160 coordenadores de saúde bucal e gestores municipais de saúde dos 86 municípios sob jurisdição da SRS, de acordo com informações da referência Técnica de Saúde Bucal da SRS, Denise Silveira, que falou também sobre o serviço oferecido. “Esta capacitação é de suma importância para o bom funcionamento do serviço de odontologia hospitalar e, consequentemente, da Rede de Saúde Bucal em nossa região, além de melhorar a qualidade do atendimento à população e agilizar os processos”, esclarece.

Durante a capacitação, foram detalhadas as orientações quanto ao preenchimento de formulários, a seleção correta dos casos que devem encaminhados para este serviço, o fluxo de referência e contra-referência, as responsabilidades dos municípios de residência dos usuários, entre outras informações.

Os participantes da capacitação, como a secretária municipal de Saúde de Itacarambi, Marisa Fernandes Dias, puderam tirar suas dúvidas e entender o fluxo de encaminhamento. “Esse encontro é essencial porque é um momento em que a gente discute a atenção em rede ao portador de necessidade especial e que tem muita dificuldade de acesso. Hoje nós vivemos momento muito importante onde estamos alinhando esse o pensamento junto com o estado, para melhorar o atendimento para esse paciente”.

O serviço de odontologia hospitalar atende aos seguintes casos: atendimento eletivo de pessoas com necessidades especiais, cuja tentativa de atendimento odontológico não tenha obtido êxito na Atenção Primária à Saúde; atendimento na urgência e emergência de traumatologia em Buco-maxilo-facial  e atendimento eletivo de pessoas com deformidade crânio facial. Fazem parte da rede de atendimento hospitalar, o Hospital Santa Casa de Montes Claros, a Fundação Hospitalar Dilson Godinho e o Hospital da Baleia (Belo Horizonte).

A coordenadora de saúde bucal do município de Montes Claros, Marinilza Soares Mota, fala sobre a parceria entre os municípios e a qualidade do serviço oferecido à população. “Existe uma parceria e uma pactuação estabelecida na macrorregião, entre os 86 municípios e Montes Claros, na questão da ortodontia hospitalar. Este serviço é de excelência no atendimento, humanizado, organizado, em que o ir e vir dos pacientes é estabelecido com muita responsabilidade. A Superintendência tem sido um aliado importante, com apoio constante das referências técnicas em saúde bucal e monitoramento desse trabalho”, finaliza.

Autor: Fabrícia Andrade

Rolar para cima