Técnicos de Montes Claros recebem capacitação sobre telessaúde

Imagem

Durante os dias 13 e 14 de maio, a equipe da Rede de Teleassistência de Minas Gerais esteve na cidade de Montes Claros para realização da II Oficina de Implementação do Projeto de Integração Telessaúde & Regulação em Montes Claros (Tele RegMoc), para capacitação das 39 equipes de Saúde da Família do município.  O Projeto faz parte de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Minas Gerais e Secretaria Municipal de Saúde e é inédito no Estado de Minas Gerais.  O objetivo é reduzir filas de espera dos encaminhamentos de pacientes a consultas especializadas em Montes Claros e contempla o uso do sistema de teleconsultorias assíncronas (com transmissão de dados).

A oficina aconteceu no auditório do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) que também sediou a primeira oficina em março deste ano, como comenta a coordenadora do projeto, Maria Beatriz Alkimim. “Estive em Montes Claros no mês de dezembro de 2014, para a primeira reunião e rapidamente conseguimos fechar a parceria para realização da primeira oficina em março. As parcerias foram imprescindíveis para o sucesso da implantação que já aparece nesses primeiros 45 dias de funcionamento com uma redução significativa nas filas”, afirmou.

A coordenadora acrescenta, ainda, que essa segunda oficina vai beneficiar ainda mais o atendimento à população com o treinamento de 39 equipes. “O projeto é dividido em etapas para que a pesquisa e adaptação à realidade dos municípios seja mais eficaz. Essa oficina capacita e cadastra maior número de profissionais que ainda não tiveram acesso ao programa tornando-os aptos aos atendimentos”.   A próxima fase do projeto contará com outras oficinas e discussões nos dia 02 e 03 de junho/15 em Montes Claros.

Tele RegMoc

O Tele RegMoc faz parte do Programa Nacional de Telessaúde, que é uma ação do Ministério da Saúde desenvolvida em parceria com várias universidades brasileiras e consiste em usar a internet para melhor capacitar equipes de saúde da família e elevar a qualidade do atendimento básico prestado pelo SUS. O Programa também busca promover a maior integração entre ensino superior e serviços de saúde pública. Na prática, permitirá que profissionais de saúde fora dos grandes centros tenham acesso à capacitação por meio de videoconferência e a discussão de casos clínicos com especialistas de várias áreas.

Na primeira etapa do Programa estão sendo criados núcleos de Telessaúde em nove Estados: Amazonas, Ceará, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Em Minas Gerais, a UFMG é responsável pelo Programa, devido a sua experiência pioneira em projetos semelhantes. O Tele RegMoc foi implantado em sete Unidades Básicas de Saúde (UBS) com a inclusão de três especialidades médicas: Endocrinologia, Ginecologia/Obstetrícia e Dermatologia.

Autor: Fabrícia Andrade

Rolar para cima