Na última terça-feira (1/9), o secretário de estado de saúde, Carlos Eduardo Amaral, juntamente com o chefe de gabinete, João Pinho e com membros da equipe técnica da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), se reuniram, virtualmente, com prefeitos e gestores de saúde da macrorregião Centro-Sul para tratar de atualizações do plano Minas Consciente. A Macro Centro-Sul, que possui uma população de aproximadamente 791 mil habitantes, está na Onda Amarela do Minas Consciente, é composta por 51 municípios divididos em 4 microrregiões e tem 94% dos municípios aderidos ao plano do Minas Consciente, até o momento.
De acordo com o secretário de estado de saúde, Carlos Eduardo Amaral, essa reunião é importante para “mantermos contato com as regiões e municípios e dessa forma termos uma coordenação e um caminho bem definidos”. Além disso, o secretário elogiou o bom desempenho da macrorregião e enfatizou a importância de se buscar o controle da transmissão do covid-19: “Quero também agradecer a performance da região de vocês, com bastantes municípios aderidos ao Minas Consciente. E enfatizar que é necessário manter o controle, adequadamente, para termos leitos e capacidade operacional adequados e dessa forma haver uma flexibilização mais coordenada e orientada, até que efetivamente chegue ao controle da covid-19 como um todo”, afirmou.
Também na ocasião, o chefe de gabinete da SES-MG, João Pinho, apresentou as novas medidas do Minas Consciente atualizadas no mês de agosto e os dados referentes à região. A apresentação incluiu o cenário epidemiológico da macro, o atual sistema de protocolos, as propostas atuais de ondas, indicadores, governança de tomada de decisões, taxas de ocupações de leitos e resumo das mudanças realizadas no último mês.
Também foram apresentadas as últimas ações estaduais em que SES destinou 29 respiradores para a macrorregião, sendo 12 em Conselheiro Lafaiete, 10 em Congonhas, 5 em Barbacena e 2 em São João del-Rei. Ainda na oportunidade, os participantes pontuaram sugestões e ponderações sobre as medidas de prevenção à covid-19, além de outras questões e demandas pertinentes à saúde, na região.
Autor: Priscila Rezende