O Núcleo de Atenção Primária à Saúde da Superintendência Regional de Saúde de Uberlândia realizou nos últimos dias 29 e 30 de setembro o XXI Encontro da Atenção Primária à Saúde (APS).
Promovido anualmente e focado para os profissionais da área da saúde dos municípios da região, incluindo Gestores, Coordenadores de APS e de Epidemiologia, Enfermeiros, Agentes Comunitários de Saúde e Técnicos de Saúde, o encontro teve como objetivo a qualificação da APS e o fortalecimento das Redes de Atenção à Saúde.
No evento, que contou com a participação de cerca de 90 trabalhadores da área da saúde, foram discutidas vários temas, dentre eles: Pacto pela Saúde, os Protocolos Assistenciais de Enfermagem o Programa Saúde em Casa, a Saúde da Mulher, o Protocolo de Manchester, os Sistemas de Informação em Saúde e as Ações de Epidemiologia na Atenção Primária.
No XXI Encontro da APS, houve destaque especial para a discussão dos Protocolos Assistenciais de Enfermagem, que contou com a palestra da enfermeira Lélia Vieira Póvoa, fiscal licenciada do COREN-MG. Como foco, a necessidade de padronização das condutas dos profissionais que passam a ser baseadas em evidências científicas, visando a qualidade do atendimento ao usuário dos serviços de saúde.
Para a coordenadora do Núcleo da APS da SRS Uberlândia, Luzimar Rosa Abrão Dib Ishimura, a realização de eventos como este é de grande importância para a integração dos profissionais dos diferentes setores da saúde. “Organizar um evento deste nível é trabalhoso, mas muito gratificante, principalmente porque contamos com o apoio de vários gestores de saúde e, internamente, com o trabalho conjunto do superintendente e dos coordenadores dos núcleos de Epidemiologia, da Atenção à Saúde, da Regulação, da Gestão Microrregional e da Gestão, que se esforçaram para que este nosso a atividade pudesse atingir os objetivos propostos”, salientou a coordenadora.
O enfermeiro e coordenador da APS de Monte Alegre de Minas, Gustavo Tannús, destacou a importância do evento. “Foi muito bom. As temáticas estão relacionadas com o apoio que a Superintendência tem nos dado na elaboração dos protocolos assistenciais de enfermagem para descentralizar do profissional médico, ações que podem ser realizadas por profissionais enfermeiros, como, por exemplo, a manutenção da prescrição de receitas”.
Na opinião do Secretário Municipal de Saúde de Tupaciguara, Adriano Batista, o encontro foi bastante proveitoso. “Os assuntos abordados são bastante proveitosos. Nós conseguimos avaliar os indicadores que atingimos e o que falta para avançar, e isso sempre é muito bom. Detectamos novas dificuldades e com quais pessoas você pode contar, como a referência na Superintendência de Saúde.
Já Zaquel, enfermeiro e Coordenador de Epidemiologia do município de Monte Carmelo, o evento possibilitou a atualização das informações de Vigilância à Saúde, uma maior integração da Atenção Primária à Saúde com a Epidemiologia e o fortalecimento das ações de assistência à saúde. “A importância dessa integração é a possibilidade de intensificar o desenvolvimento das ações de Vigilância em Saúde pelas equipes de Atenção Primária e conseqüentemente melhorar a qualidade de vida da população”, ressaltou.
Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais
Autor: Cássio Machado / SRS – Uberlândia