A Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre realizou nesta semana, uma oficina para implementar nos municípios a ficha de notificação dos casos de violências. Foram capacitados enfermeiros, coordenadores de epidemiologia e representantes hospitalares da microrregião de Pouso Alegre e Poços de Caldas.
A autoridade sanitária e referência técnica em de Doenças e Agravos não Transmissíveis, Vera Lúcia Machado Lages, trabalhou com o objetivo de mostrar aos participantes como interromper o ciclo das violências nos municípios por meio do registro de notificações para gerar informações e indicadores.
A oficina contou com a parceria do Consórcio Intermunicipal do Médio Sapucaí (Cisamesp).Os participantes foram capacitados para definir: violência e acidentes, fazer um paralelo entre as duas causas externas, o que devem notificar e puderam esclarecer suas dúvidas.
De acordo Vera, os municípios devem, após analisar as notificações, promover parcerias intersetoriais, com Conselho Tutelar, Promotoria Pública, Delegacia da Mulher, entre outros, para solucionar e minimizar os casos de violência.
Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais
Autor: Jéssica Caixeta / SRS – Pouso Alegre