A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, por meio da Gerência Regional de Saúde de Pirapora, promove entre os dias 03 a 07 de outubro de 2011, em Pirapora, uma capacitação no sistema ALERT Manchester para os profissionais médicos e enfermeiros aprovados no Protocolo de Manchester e que atendem urgência e emergência nas Estratégias de Saúde da Família e nos Hospitais da Rede SUS pertencentes à Microrregião de Pirapora. Fazem parte da micro: Buritizeiro, Ibiaí, Lassance, Pirapora, Ponto Chique, Santa Fé de Minas e Várzea da Palma.
O treinamento é ministrado pela enfermeira Letícia Bispo, com apoio da Referência Técnica do ALERT da GRS, Isabel Cristina dos Santos. A capacitação conta com equipamentos para os postos de triagem, chamado de trius, que é uma unidade integrada (acoplada) com um microcomputador (estação de trabalho), monitor touch screen, impressora térmica, oxímetro e termômetro, fornecido pelo estado de Minas aos municípios contemplados pelas Resoluções nº 2334 de 08 de junho de 2010 e n° 2838 de 14 de junho de 2011, que aderiram ao projeto. Assim, os profissionais já vão se familiarizando com o novo sistema.
Pirapora foi piloto desse projeto na Atenção Primária à Saúde, em 2009, inicialmente com três unidades implantadas em setembro de e no final de dezembro do mesmo ano todas as unidades já estavam operando o sistema ALERT.
De acordo com a referência técnica, Isabel Cristina Santos, “todos os 07 municípios que compõem a micro têm participado ativamente do treinamento, fato que pode vir melhorar consideravelmente a qualidade de serviços prestados pelos profissionais de saúde, visto que todos estão falando a mesma linguagem, o que torna o trabalho menos árduo”, finalizou.
Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais
Autor: Jornalismo SES