Itaguara realiza Oficina “Transformando Lixo em Luxo” para os municípios da micro de Itaúna

Itaguara realiza Oficina “Transformando Lixo em Luxo” para os municípios da micro de Itaúna

Na última, terça-feira, dia 04, em Itaguara, no Centro-Oeste de Minas, foi realizada mais uma Oficina “Transformando Lixo em Luxo”. Com o foco de despertar a consciência ecológica por meio da utilização de materiais não biodegradáveis, como as garrafas PETS e transformá-las em objetos de decoração, a ação é coordenada pelos Educadores em Saúde de Itaguara, Everton Vinício e Jordane Márcio. A oficina é uma parceria entre Secretaria de Estado da Saúde Minas Gerais, por meio da Superintendência Regional de Saúde de Divinópolis e o município de Itaguara.

Outra proposta é que a Oficina “Transformando Lixo em Luxo” seja replicada pelos participantes em seus municípios, atingindo a comunidade, como os grupos operativos das Unidades Básicas (hipertensos e diabéticos), donas de casa, pessoas portadoras de deficiência mental e alunos das escolas. Desta forma, além de despertar a consciência ecológica, busca-se também diminuir o acúmulo e ou o destino inadequado de resíduos que possam servir de criadouros do mosquito da dengue por exemplo.

“O projeto começou porque o município não tinha coleta seletiva e precisávamos desenvolver estratégias para buscar sanar este problema. Estávamos com índice de infestação do mosquito Aedes Aegypiti muito grande. Começamos pensando em resolver o problema da dengue e despertando a consciência ecológica. Logo vimos que a oficina também era uma terapia e apresentava resultados positivos. A possibilidade de desenvolver trabalhos com PETs são  enormes”, disse o coordenador da Atenção Primária de Itaguara e ministrante da oficina, Everton Vinício.

Para a secretária municipal de saúde de Itaguara, karla Fernanda Perdigão, é muito bom o município poder replicar esta oficina. “Apostamos muito na promoção à saúde. Este projeto é muito mais abrangente. Ele não articula só com prevenção da dengue, mas também na socialização, na renda, no tratamento de pessoas com depressão”.

A Assistente Social de Piracema, Maria da Pascoa Andrade disse que oficina é uma novidade por não ter trabalhado ainda na transformação de PETs em flores. “Eu estou adorando a oficina. É um produto acessível a todas as pessoas. É uma terapia e o produto final encanta”.

Datas das outras oficinas nas Microrregiões

18 de outubro: Santo Antônio do Amparo19 de outubro: Campo Belo20 de outubro: santo Antônio do Monte25 de outubro: Pará de Minas26 de outubro: Divinópolis.

Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais

Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais

Autor: Willian Pacheco / SRS – Divinópolis


Rolar para cima