GRS Ubá realiza Seminário de Assistência Farmacêutica

GRS Ubá realiza Seminário de Assistência Farmacêutica

O Núcleo de Assistência Farmacêutica (NAF) da Gerência Regional de Saúde de Ubá realizou na quarta, 5/10, o I Seminário de atualização e ajuste de condutas relacionadas aos programas da Assistência Farmacêutica. Participaram do evento Farmacêuticos e profissionais que são responsáveis pela Assistência Farmacêutica das microrregiões de Ubá e Muriaé.

O Diretor da GRS Ubá, Franklin Leandro Neto, enfatizou a importância da estratégia de redes de atenção na organização das ações e serviços de saúde. “A rede de atenção em ações e serviços da saúde é uma política da Secretaria Estadual, e um dos componentes dessa rede é o Sistema de Assistência Farmacêutica. O estado tem investido maciçamente na infraestrutura física, em equipamentos e no processo de trabalho, com vistas na humanização e na melhoria da qualidade do atendimento do cidadão mineiro”. 

A Coordenadora do NAF, Carulini de Souza Pires informou sobre o novo fluxo de distribuição de insulina Glargina e atualização dos programas de medicamentos estratégicos de alto custo.   Segundo Carulini uma das mudanças foi o cadastramento dos documentos para a realização de pedidos de insulina Glargina nos municípios, por meio do SIGAF (Sistema Integrado de Gerenciamento da Assistência Farmacêutica). “A expectativa é que se tenha maior agilidade e melhor atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”, comentou.

A portaria do Ministério da Saúde de nº 763 de 20/07/2011 foi repassada, onde estabelece a obrigatoriedade da inclusão do número do Cartão Nacional de Saúde (CNS) do profissional prescritor em substituição ao CPF para as autorizações de Procedimentos Ambulatoriais (APAC). A partir do dia 1º de novembro os processos para solicitação de medicamentos de alto custo sem o registro de CNS não serão aceitos. Para que não ocorra interrupção no tratamento dos usuários é fundamental a divulgação entre os profissionais responsáveis.

Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais

Autor: Lucimar Moura


Rolar para cima