Em articulação com as ações promovidas pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), por meio do Hospital Alberto Cavalcanti (HAC), promoveu, na manhã desta quinta-feira, 6, o “Desfile Rosa”, em comemoração ao “Outubro Rosa” para o combate ao câncer de mama. Na passarela, oito mulheres, oito histórias diferentes e um fio condutor em comum: a mastectomia.
A emoção pontuou cada gesto, cada sorriso e cada passo das oito “modelos” ao longo da passarela. Diante de uma platéia sensibilizada, as pacientes e ex-pacientes do HAC (com idades entre 35 e 84 anos) mostraram a todos os presentes que a vontade de viver é o melhor remédio para combater o câncer. Se antes a dor transfigurou seus corpos, hoje é a alegria da superação que as motiva para seguirem em frente, agindo como exemplo para aquelas que vivem a experiência do diagnóstico positivo.
Por mais traumática que possa ser a retirada da mama, é importante que as mulheres percebam que o que elas perderam não é insubstituível, uma vez que é possível a reconstrução, assim como o uso de próteses. Apesar das dificuldades iniciais, as oito “modelos” que participaram do evento fizeram questão de mostrar que valorizam o fato de permanecerem vivas.
O presidente da Fhemig, Antônio Carlos de Barros Martins, ressaltou que o Hospital Alberto Cavalcanti representa um papel fundamental no combate ao câncer. “A cada dia que passa, a Fhemig nos surpreende com os avanços alcançados ao longo de sua história”. Ele destacou a vitalidade e capacidade de superação das oito mulheres que desfilaram.
Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais
Autor: Comunicação FHEMIG