O governo de Minas inaugurou ontem, 06/10, as novas estrutras da ala sul do Centro Cirúrgico do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) repassou 800 mil reais para as obras. Como contrapartida, o hospital desembolsou 600 mil reais.
A reforma foi viabilizada com recursos do Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade Hospitalar de Minas Gerais (PRO-HOSP). Segundo o Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza, a ala foi reestruturada para atender às necessidades dos pacientes e da equipe do hospital.“O HC é uma instituição de saúde de extrema importância para a população mineira, por isso o governo de Minas tem construído diversas parcerias com o hospital. O Pro-Hosp, por exemplo, já investiu mais de 20 milhões de reais em melhorias na unidade”, informou.
Com as obras, o espaço físico foi totalmente modificado. Agora possui uma sala de recuperação com nove leitos, sala de prescrição médica, consultório, farmácia satélite. Foram adquiridos vários equipamentos como um aparelho de anestesia e um monitor multiparamétrico. Para melhorar os espaços utilizados pelos funcionários foi construída copa, sala de enfermagem, sala de descanso médico, guarda de equipamentos e vestiário feminino e masculino. Foi construída também uma área exclusiva para os pacientes com dois banheiros, um vestiário e salas de espera adulto e pediátrica.
HC
O Hospital das Clínicas da UFMG (HC) é um hospital universitário, público e geral que realiza atividades de ensino, pesquisa e assistência, sendo referência no sistema municipal e estadual de Saúde no atendimento aos pacientes portadores de patologias de média e alta complexidade. Integrado ao Sistema Único de Saúde (SUS), o HC realiza cerca de 100% dos atendimentos pelo SUS e cerca de 40% do total dos usuários são provenientes do interior do Estado. Atualmente, são realizadas no HC/UFMG cerca de 2 mil cirurgias/ mês, das mais diversas especialidades.
Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais
Autor: Juliana Gutierrez