SRS Pouso Alegre capacita profissionais de saúde no sistema de Informação do Câncer do Colo do Útero

A Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre, por meio do Núcleo de Atenção a Saúde, promoveu nessa quinta-feira (6), uma capacitação sobre o Sistema de Informação do Câncer do Colo do Útero (SISCOLO). O encontro reuniu enfermeiros e digitadores do SISCOLO de 11 municípios da jurisdição da Regional, que ainda não implantaram o sistema, e teve por objetivo orientar os profissionais para que façam o acompanhamento, seguimento e tratamento das mulheres com alteração no exame de Papanicolau (exame ginecológico que verifica alterações nas células do colo do útero).

A referência técnica em Saúde da Mulher e da Criança da SRS Pouso Alegre, Geni Maria de Melo, mostrou passo a passo como fazer o acompanhamento dessas mulheres com exames alterados no ano de 2011. Cada município deve gerar no banco de dados um relatório e encaminhar para as enfermeiras da Unidade de Atendimento a Mulher. De acordo com Geni, o câncer de colo de útero está em 3º lugar no número de incidência e mortalidade no mundo, “é importante que esse acompanhamento das mulheres seja feito, pois, podemos evitar que as alterações no exame de papanicolau se tornem um câncer”, afirma.

O superintendente Gilberto Carvalho Teixeira, reiterou também a importância do acompanhamento das mulheres com alterações no exame de Papanicolau, para diagnosticar agravos que podem levar as pacientes a óbito evitáveis.

Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais

Autor: Jéssica Caixeta / SRS – Pouso Alegre


Rolar para cima