Governo de Minas promove ação de prevenção ao câncer de mama em Valadares

Governo de Minas promove ação de prevenção ao câncer de mama em Valadares

Como parte do conjunto de ações de fortalecimento do controle do câncer de mama em mulheres de 45 a 69 anos em Minas Gerais e em comemoração ao movimento internacional Outubro Rosa, o Governo de Minas, por meio da  Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) disponibilizou nos dias 10 e 11/10, um caminhão com mamógrafo para realização de 100 mamografias na cidade. O caminhão ficou posicionado em frente ao Centro Viva Vida do município. O evento foi realização em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Governador Valadares,  Centro Viva Vidae a Universidade Vale do Rio Doce UNIVALE, que através de turmas de enfermagens ofereceram, além apoio no encaminhamento das mulheres para os exames, aferição de pressão e medição de taxa de glicemia.

No primeiro dia, o movimento no Centro Viva Viva já era intenso desde cedo, quando as mulheres já pré-selecionadas para o exame de mamografia no caminhão foram medidas e pesadas, com o preenchimento das fichas de anamnese ( questionário médico). O superintendente Regional de Saúde de Governador Valadares, Augusto Barbosa, destacou o objetivo do Estado com a iniciativa.” O Governo de Minas demonstra com esta ação sua grande preocupação com a saúde da população, principalmente as mulheres, não só apoiando os municípios na redução das demandas de mamografias, mas promovendo uma mobilização cujo foco é conscientizar as mulheres da importância do exame periódico”, disse.

Já a coordenadora do Centro Viva Vida, Lorena Karoline Nunes da Silveira enfatizou a importância da parceria do Estado com o município para a prevenção do câncer de mama. “Esta atividade é essencial para que as pessoas se sensibilizem para fazer as mamografias de rastreamento, porque a detecção precoce do câncer facilita o tratamento e a cura dos pacientes. Esta parceria do Governo de Minas e Valadares permitiu também que o  Centro Viva Vida realizasse até setembro cerca de 3.400 mamografias e a previsão é que se chegue  até o final deste ano a cerca de 5.000 mamografias  ”, informou.

Durce Rodrigues de Oliveira de 64 anos estava muito feliz por ser uma das primeiras mulheres atendidas pelo caminhão. “Já é a quarta vez que faço o exame e sempre alerto minhas amigas que o diagnóstico do câncer quando é feito mais cedo, tem mais chance de sucesso com a cura”, avaliou.

O caminhão mamógrafo móvel segue depois de Valadares para Teófilo Otoni e posteriormente para  Montes Claros, Patos de Minas, Uberlândia, Uberaba, Divinópolis, Varginha, finalizando as atividades  em  Juiz de Fora.

A mobilização do Outubro Rosa teve a adesão também em Valadares da Agência Central dos Correios, que iluminou seu prédio com a cor rosa da campanha.

Determinação e luta

Ivânia da Silva, 51 anos, moradora de Governador Valadares, teve o diagnóstico de câncer de mama no final de 2003.  Segundo ela foi um momento de grande aflição e uma das fases mais difíceis de sua vida. “Lembro como se fosse hoje quando o médico deu a notícia da confirmação. Senti como se o chão tivesse evaporado. Mas o médico me tranqüilizou  na hora informando que o câncer tinha grande possibilidade de cura  desde que eu também me empenhasse no tratamento. Foi o que fiz com muita determinação e fé, com vontade de viver”, afirmou. A partir daí em 2004 , Ivânia foi operada e passou pela cirurgia e sessões de radioterapia e quimioterapia, alcançando a cura ano passado. No início do tratamento, começou a participar de reuniões no Centro Viva Vida, de um grupo hoje denominado “Amigas do Peito”, coordenado pela psicóloga Vânia Cristina Souza, que propicia, todas as semanas, apoio psicológico às mulheres  através de rodas de conversa, palestras e sessões de relaxamento, além de brincadeiras e correntes de fé. “O grupo é maravilhoso e me deu muita força para lutar pela minha vida e é um momento onde trocamos tristezas, alegrias e muitas vitórias”, finalizou.

Balanço 

Das 100 mamografias previstas de serem realizadas, foram feitas 51 no primeiro dia (10) e 42 no segundo (11). Em decorrência de uma forte oscilação e queda de energia no final da tarde do dia 11/10 em toda a cidade de Governador Valadares afetou os equipamentos do caminhão, impedindo o cumprimento total da meta.  As sete pacientes que ficaram sem o exame foram remanejadas para atendimento posterior no Centro Viva Vida.

Ações em Minas

Em Minas Gerais, 196.020 mulheres realizaram a mamografia na faixa etária de 45 a 69 anos, de janeiro a setembro deste ano. Em todo o ano passado, 341.622 mulheres fizeram o exame.

As ações serão implantadas de forma gradativa. Na primeira etapa, até 2012, será feita a otimização do uso da rede de mamógrafos no Estado (instalados nos 24 Centros Viva Vida de Referência Secundária e em outros 260 locais credenciados). Para isso, serão instalados nos Centros Viva Vida o serviço de emissão de laudos de mamografia à distância. Nessa etapa, serão envolvidas, além dos Centros, as Unidades Básicas de Saúde.

A segunda etapa do projeto, que começa agora e vai até 2013, busca ampliar a oferta dos procedimentos de confirmação diagnóstica do câncer de mama e que são complementares à mamografia. São eles: a ultrassonografia mamária, as punções (aspirativas com agulha fina ou com a Core Biopsy). Esse processo vai começar a envolver os hospitais de referência, que são o foco da terceira etapa, que começa em 2012 e estima-se ser concluída em 2014. Serão investidos 12 milhões/ano.

Esse projeto é um recorte do Programa Viva Vida, que, além da meta de redução da mortalidade infantil e materna em Minas Gerais, trabalha pela saúde integral das mulheres de Minas. A Agência Central dos Correios em Valadares aderiu ao Movimento Outubro Rosa

Outubro Rosa

A Campanha Dia Rosa faz parte do movimento internacional Outubro Rosa, que busca conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e do acesso ao tratamento em todo o mundo. A iniciativa surgiu na Califórnia (EUA), em 1997, e ganhou o mundo ao iluminar com holofotes cor de rosa monumentos como a Torre de Pisa, na Itália, e o Arco do Triunfo, na França. No Brasil, a campanha é coordenada pela Roche e tem o apoio da Sociedade Brasileira de Mastologia, Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, Instituto Oncoguia e Femama. O Governo de Minas é parceiro nesta campanha.

Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais

Autor: Frederico Bussinger


Rolar para cima