Réplicas e espécies vivas de cobras, escorpiões, resultados de experiências e pesquisas com venenos de abelhas, aranhas são algumas das atrações que o público de Belo Horizonte vai poder conferir na próxima semana (17 a 21/10) nas estações Central, Carlos Prates e na sede da Fundação Ezequiel Dias (Funed), na gameleira. A exposição faz parte da II Semana de Ciência e Tecnologia da Funed, realizada com o apoio da Fapemig.
Voltado para o público jovem, o evento, além de popularizar o conhecimento científico, chama a atenção de crianças e adolescentes para a pesquisa. “No momento de interação, temos a possibilidade de estimular as crianças e adolescentes para o mundo da ciência, despertando o desejo de se tornarem futuros pesquisadores”, considera a analista de saúde e tecnologia da Fundação, Flávia Cappucio de Resende.
A proposta da Fundação Ezequiel Dias para este ano é mostrar – por meio de exposições sobre a história e as atividades desenvolvidas na Fundação – que o conhecimento científico está no cotidiano das pessoas. “Minas Gerais e a Funed ocupam posição de destaque no cenário nacional na área de ciência e tecnologia. Mas muitas pessoas desconhecem os trabalhos de pesquisa, de produção de ciência e de biotecnologia realizados aqui. Vamos tentar mostrar na prática como esse trabalho é realizado”, explica Augusto Guimarães, presidente da Funed.
A exposição
A exposição da Funed contará com atividades em estações específicas do metrô da capital (Central, Carlos Prates e Gameleira), na biblioteca pública e com um circuito especial instalado nas dependências da Fundação, no Bairro Gameleira. Ao todo, serão quatro paradas, também chamadas de estações do conhecimento, que vão abranger temas como biotecnologia; morfologia e diversidade dos animais peçonhentos; processo de extração de veneno; de produção de soros; de produção de medicamentos, além de atividades lúdicas como jogos e cineminha.
Dentre os destaques do evento está a exposição Toque Aqui, com réplicas de animais peçonhentos e peças anatômicas que poderão ser tocadas para portadores de deficiência visual. Essa exposição será montada na estação Carlos Prates, próximo ao Instituto São Rafael, e permite contatos táteis dos visitantes com as peças, permitindo percepção de forma, tamanho, peso, solidez, textura, temperatura e flexibilidade dos animais.
Gratuito
O evento é gratuito, aberto ao público em geral e as exposições das estações ficarão instaladas durante toda a semana, no período de funcionamento do metrô (05h15 às 23h). Já o circuito organizado nas dependências da Funed poderá ser visitado no período de 08h às 17h. Grupos de escolas que pretendem participar do evento deverão fazer inscrição.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Em cada edição, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, aborda uma temática geral, a qual as instituições licitadas, por meio de edital de participação, devem adequar as atividades que serão ofertadas. Este ano, o tema é Mudanças Climáticas, Desastres Naturais e Prevenção de Riscos.
Por meio de um edital divulgado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), mais instituições produtoras de conhecimento tiveram a oportunidade de participar com exposições e atividades em Minas Gerais. E, pela segunda vez, a Funed está inserida na programação.Ao contar sua história em forma de exposições, a Fundação Ezequiel Dias mostrará como o clima de Belo Horizonte contribuiu para a consolidação da instituição aqui no Estado e como cada tipo de ambiente é favorável para a proliferação e transmissão de determinadas doenças.
Serviço:
O que: II Semana de Ciência e Tecnologia na FunedQuando: 17 a 21 de outubro de 2011Onde: Sede da Funed, no Bairro Gameleira, n° 80/ Belo HorizonteRealização: Fundação Ezequiel Dias (Funed)Apoio: Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais – Fapemig
Programação
1. Parada Estação Central
O começo de tudo: convite à viagem no vagão da saúdePainéis gigantes contarão um pouco da história da Fundação Ezequiel Dias, ligada ao surgimento da capital Belo Horizonte, e também vão orientar sobre o roteiro de toda a exposição e temas abordados nas próximas paradas.
2. Estação Carlos Prates
Toque AquiNesta estação será montada a exposição de réplicas de animais peçonhentos e peças anatômicas especial para portadores de deficiência visual. A exposição permite contatos táteis com as peças, permitindo percepção de forma, tamanho, peso, solidez, textura, temperatura e flexibilidade dos animais.
3. Parada final – Estação Gameleirae Sede da Fundação Ezequiel Dias (Funed) – R. Conde Pereira Carneiro, 80, Gameleira/ Belo Horizonte – MG
Aqui sempre se fez saúdeNessa última parada, os visitantes entram na história viva da Funed, conhecem a exposição de animais peçonhentos, a biologia e diversidade de serpentes, aranhas, escorpiões e abelhas. Podem ainda fazer uma viagem pelo mundo da anatomia dos peçonhentos, vistos por fora e por dentro. Ainda aprendem sobre os tipos de ambiente mais favoráveis para a proliferação de determinadas doenças e conhece também os trabalhos de pesquisas científicas realizadas com venenos de animais e com plantas em benefício da saúde humana e como é feita atualmente a produção de medicamentos e soros. Poderão ainda participar de um jogo de adivinhações e testar os conhecimentos adquiridos durante a exposição!
Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais
Autor: Comunicação FUNED