Gastronomia Sustentável chega ao Mercado Central

Gastronomia Sustentável chega ao Mercado Central

Em mais uma parceria com a Nestlé e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) deu início, na última sexta-feira (14/10), às oficinas de Gastronomia Sustentável na Cozinha Escola Nestlé, localizada no Mercado Central.

A chefe Natália Celeste, graduanda do curso de Gastronomia pela Universidade Estácio de Sá, apresentou ao público duas receitas do Livro Gastronomia Sustentável: Penne al limone e o brigadeiro Moça Brasil. Durante as demonstrações, Natália advertiu quanto ao descarte apropriado das embalagens dos ingredientes: “nunca devemos nos esquecer de retirar as duas tampas de recipientes cilíndricos e cúbicos, de modo a evitar o possível depósito de água que propicia a proliferação do mosquito da dengue”, recomendou.

A artesã e referência em mobilização social da SES-MG, Vanessa Viana, que passou as dicas de reciclagem, ressaltou a múltipla função do processo. “Ao reciclarmos nosso próprio lixo doméstico estamos prevenindo a dengue, evitamos que esses materiais degradem o meio ambiente e é uma atividade que pode, ainda, gerar renda”, ensinou.

As participantes da oficina, donas de casa da região do Barreiro, foram selecionadas pela SEDESE, por já terem participado de outras ações de mobilização contra a dengue, como o Dengue Móvel, em suas localidades na ocasião do evento “Só quero ver meu morro feliz”, uma parceria da SES-MG com a SEDESE. A cuidadora de idosos, Maria Aparecida dos Santos, 46, se maravilhou com o que aprendeu: “imaginava que seria uma aula de culinária comum, mas aprendi muito mais e agora posso até passar pra frente o que nos foi ensinado aqui”, disse.

Para o coordenador da Assessoria de Vilas e Favelas da SEDESE, Wesley Morais, as oficinas são ótimas oportunidades para as mulheres se tornarem multiplicadoras da luta contra a dengue por meio de uma vivência inédita. “Tudo é novidade para essas mulheres. Elas sairão dessas aulas com muita coisa a compartilhar com a comunidade, porque estão vendo tudo com um olhar de curiosidade”, afirmou.

A possibilidade de se trabalhar a Gastronomia Sustentável com um segmento importante da sociedade, como as donas de casas, também foi destacada pela chefe Natália. “Por serem donas de casas, essas mulheres lidam com a cozinha todos os dias. Por isso, dando as orientações corretas quanto ao descarte correto do lixo isso, essas práticas acabam virando hábito”, explicou.

A analista regional de marketing da Nestlé, Gabrielle Viana, esteve presente na aula e elogiou a condução do projeto. “Acho a iniciativa sensacional e acredito que é uma grande ideia, que pode se expandir para os mais diversos setores da sociedade”, avaliou.

Ao todo, serão ministradas seis oficinas do projeto Gastronomia Sustentável na Cozinha Escola Nestlé, no Mercado Central. As participantes serão selecionadas pela SEDESE em uma localidade diferente a cada aula.

Gastronomia Sustentável

Adequar corretamente os resíduos produzidos na cozinha, como cascas de ovos, latas de alumínio, embalagens plásticas e de papael para não virarem criadouros do mosquito transmissor da dengue e, assim, promover a preservação do meio ambiente. Estes são os objetivos do projeto Gastronomia Sustentável, que atenta também para a importância de uma alimentação saudável, dede a escolha dos ingredientes até o seu preparo.

Estudos recentes em saúde apontam os resíduos de alimentos, somados com pneus, vasos de plantas e outros, representam cerca de 70% dos criadouros em potencial de dengue. Além disso, quase 90% dos focos do mosquito são encontrados nas casas. Por isso, a necessidade de se sensibilizar as donas de casa, mães e todos aqueles que gostam de gastronomia e mobilizá-los para que a produção de resíduos seja realizada de forma sustentável, de modo a não prejudicar o meio ambiente e não provocar doenças.Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também nohttp://www.youtube.com/agenciaminasgerais

Autor: Alexandre Ribeiro


Rolar para cima