SES discute política de humanização no estado

SES discute política de humanização no estado

Nesta terça-feira, 18/10, a Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG), por meio da Assessoria de Normalização de Serviços de Saúde, promoveu reunião do Grupo Interinstitucional de Políticas de Humanização (GIPH), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte. O encontro contou com a presença da médica sanitarista, Rosa  Câmara e da mestre e doutora em educação pela UFMG, Maria Lúcia Afonso.

“A Política Nacional de Humanização (PNH) tem papel importante no processo histórico de construção e consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS). Ela favorece a participação social dos diferentes atores: trabalhadores, gestores e usuários”, ressaltou Rosa.

Já Lúcia Afonso destacou a importância das metodologias participativas para a construção dos projetos terapêuticos em saúde. “Temos que consolidar os espaços reflexivos e dialógicos em toda a rede de atenção, contribuindo, assim, para criar vínculos entre profissionais e usuários e para a melhora dos serviços de saúde”, esclareceu.

Segundo a referência técnica em Humanização da SES/MG, Rosa Maria, o GIPH realiza reuniões mensais que tem como objetivo discutir a Política de Humanização no Estado. “A Política de Humanização no Estado é uma política pública que visa garantir o atendimento de qualidade aos usuários e a melhoria das condições de trabalho dos profissionais por meio da mobilização e participação efetiva de trabalhadores, usuários e gestores dos serviços de saúde. Com isso, tentamos implementar coletivamente esta política, estimulando o protagonismo de todas as pessoas envolvidas e  favorecendo, assim,  a articulação e organização em rede”, explica.

O GIPH é formado por representantes de Hospitais, Secretarias Municipais, Conselhos de Saúde, Fundações, comunidade acadêmico-científica, Gerências Regionais de Saúde, usuários e demais interessados no desenvolvimento da política de humanização.

A Política de Humanização em Minas Gerais

A Política de Humanização da Secretaria da SES/MG foi criada em 2001 a partir da orientação do Ministério da Saúde para adesão e implantação do Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar – PNHAH.

Em 2003, o PNHAH passou a configurar-se como Política Nacional de Humanização adotando diretrizes e princípios, que vieram em conformidade com os trabalhos construídos e desenvolvidos em Minas Gerais.

Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também nohttp://www.youtube.com/agenciaminasgerais

Autor: Fernanda Toussaint


Rolar para cima