SES destina 1 milhão para Hospital em Sete Lagoas

SES destina 1 milhão para Hospital em Sete Lagoas

Na manhã desta segunda-feira, 24/10, o Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques, esteve em Sete Lagoas, localizada há cerca de 70 km da capital, para discutir questões sobre o funcionamento do Hospital Nossa Senhora das Graças e assinar um convênio de R$ 1milhão para aquisição de equipamentos para a entidade.

Também participaram da reunião, o prefeito da cidade, Mário Márcio Campolina Paiva, o secretário de Saúde Municipal, Wanderley Rodrigues Moreira, a Presidente do Conselho de Administração do Hospital, Patrícia Alves Costa Machado, além de prefeitos de alguns dos 35 municípios que compõem a Superintendência Regional de Sete Lagoas, que abrange quase 600 mil habitantes.

Para o secretário estadual Antônio Jorge, o encontro teve como principal objetivo, discutir as demandas de saúde da região e firmar compromissos para soluções concretas. “Precisamos agir em conjunto. O estado se compromete com investimentos e tem consciência que eles são necessários para resolver os problemas e trazer benefícios para toda a região, porém é necessário que haja união para melhorarmos a situação de atendimento de saúde da cidade”. Além disso, Antônio Jorge falou sobre a importância da abertura de 40 leitos de retaguarda para pacientes que precisam de cuidados prolongados. Segundo a representante do hospital, Patrícia Alves, os leitos são necessários e a instituição fará o maior esforço possível para adequar o espaço físico para alojá-los.

Para solucionar as demandas imediatas em relação à falta de equipamentos no Hospital Nossa Senhora das Graças, foi assinado um convênio entre o estado, o município e o hospital, de R$1 milhão. Para o prefeito de Sete Lagoas Mário Márcio, “esta verba é de extrema importância, porque a saúde é uma área que sempre requer investimentos, ainda mais quando há um desenvolvimento da cidade, como é o caso de Sete Lagoas”.

“A população precisa de atenção imediata, não podemos esperar, por isso, devemos nos comprometer com a abertura dos 40 leitos, sob regulação do estado, e iniciar um trabalho com o objetivo de implantar o protocolo de Manchester na instituição”, afirmou Antônio Jorge. Para o secretário “o protocolo de Manchester trará tecnologia para diminuir a pressão nas portas do hospital, além de humanizar o atendimento”. Segundo o secretário municipal, Wanderley Rodrigues, apesar das dificuldades e do hospital não apresentar o cenário ideal, ele vem mostrando bons resultados como a estabilização das cirurgias ortopédicas.

Histórico

A Irmandade de Nossa Senhora das Graças é uma Associação Religiosa, civil, de utilidade pública, sem fins lucrativos, de caráter beneficente e de assistência à saúde.

O Hospital começou a funcionar numa casa antiga adaptada, na rua, hoje, Souza Viana, em 07 de março de 1880, mais tarde doado à Escola Normal Regina Pacis. Os recursos eram mínimos. No dia 25 de julho de 1937, foi inaugurado o Hospital. Era, sem dúvida, o maior, o mais bem equipado e, por seus corpos clínico e cirúrgico, o mais importante centro médico da região. É conduzido, hoje, por uma Irmandade, composta por 139 irmãos e tendo o Bispo Diocesano Dom Guilherme como Presidente. Além da Comunidade de Sete Lagoas, atende a cerca de 38 municípios circunvizinhos, vem exercendo há 129 anos importante função social para a comunidade de Sete lagoas e região.

Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também nohttp://www.youtube.com/agenciaminasgerais

Autor: Nathália Freitas


Rolar para cima