A Secretaria de Estado de Saúde inaugurou na sexta-feira, 04 de novembro, mais uma unidade da Rede Farmácia de Minas no município de Reduto, na zona da mata mineira. A unidade irá beneficiar 6549 mil habitantes, oferecendo 119 itens entre analgésicos, anti-inflamatórios e cardiovasculares.
O atendimento aos pacientes acontecerá por uma equipe que devera atender de forma humanizada, além de ficarem responsáveis por esclarecer as dúvidas e oferecer informações. As pessoas que buscam medicamentos serão acompanhadas por meio do Sistema Integrado de Gestão de Assistência Farmacêutica (SIGAF). Nele, o farmacêutico encontra o histórico do paciente para realizar o monitoramento e, se necessário, pode entrar em contato com a Equipe de Saúde da Família para informar que o paciente não buscou o remédio no dia determinado.
Para a gerente da Gerência Regional de Saúde de Manhumirim, Soraia Carvalho, “a Rede Farmácia de Minas é uma das respostas do choque de gestão do governo de forma a investir menos na máquina pública e mais no cidadão mineiro, salientando ainda o empenho da administração municipal em inaugurar essa obra.”
“Estamos muito felizes com mais uma parceria com o Estado, a Farmácia de Minas é um esforço para a melhoria do atendimento da população de Reduto”, disse o prefeito de municipal, Marcio Gerard.Segundo a Enfermeira Responsável do Centro de Saúde de Reduto, Karina Gama “a Farmácia de Minas irá desempenhar um papel fundamental no acompanhamento da saúde de nossa população, além de lhes proporcionar conforto e maior segurança.”Já a moradora, Joana Rocha, completa “é com muita satisfação que recebemos essa obra em nossa cidade”.
Farmácia de Minas
O Programa Farmácia de Minas garante o acesso da população aos medicamentos, por meio da organização da Assistência Farmacêutica para atenção à saúde, maximizando os recursos financeiros e aprimorando as atividades técnico-gerenciais de forma integrada às demais ações de saúde no SUS/MG.
Criada em 2007, a Rede Farmácia de Minas é parte integrante do Programa Farmácia de Minas e tem por objetivo oferecer um espaço humanizado de atendimento aos usuários do SUS, com dispensação gratuita de medicamentos dedicados à atenção primária à saúde. Este trabalho é realizado por profissionais qualificados com a promoção do uso racional dos medicamentos.
Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também nohttp://www.youtube.com/agenciaminasgerais
Autor: Andressa Aguiar/GRS Manhumirim