A Secretaria de Estado de Saúde de Minas (SESMG) e a Secretaria Municipal de Saúde de Silvianópolis irão inaugurar uma unidade da Farmácia de Minas, nesta sexta-feira, 18, às 16h, na Rua Vicente Benedito Nogueira, s/n. A unidade irá dispensar gratuitamente cerca de 144 itens entre analgésicos, antiasmáticos, cardiovasculares, além de mais 186 itens disponibilizados pelo município, beneficiando uma população de cerca de 6.018 habitantes.
Para efetivar a construção da Farmácia de Silvianópolis a SES investiu R$ 55.000 e o município R$ 35.000 de equipamentos.
De acordo com a farmacêutica da Farmácia de Minas de Silvianópolis, Elaine Cristina de Paiva Moreira, esta unidade será importante, pois o paciente terá acesso à assistência farmacêutica com profissionais disponíveis por oito horas, “o usuário terá mais conforto e atenção”, afirma Elaine.
Para Secretária Municipal de Saúde de Silvinópolis, Aguivanilze de Fátima Muniz Teixeira, a Farmácia de Minas é uma melhoria que vai além da estrutura física, pois promove a humanização no atendimento, “será disponibilizado um lista de medicamentos, visando proporcionar melhores condições de saúde para nossa população, e esse sempre será nosso objetivo”, completa a secretária.
O Superintendente da Regional de Saúde de Pouso Alegre, Gilberto Carvalho Teixeira reafirma a importância das unidades da Farmácia de Minas, como parte da Rede de Atenção a Saúde, visando a garantia da integralidade das ações aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Farmácia de Minas
O Programa Farmácia de Minas garante o acesso da população aos medicamentos, por meio da organização da Assistência Farmacêutica para atenção à saúde, maximizando os recursos financeiros e aprimorando as atividades técnico-gerenciais de forma integrada às demais ações de saúde no SUS/MG. Criada em 2007, a Rede Farmácia de Minas é parte integrante do Programa Farmácia de Minas e tem por objetivo oferecer um espaço humanizado de atendimento aos usuários do SUS, com dispensação gratuita de medicamentos dedicados à atenção primária à saúde. Este trabalho é realizado por profissionais qualificados com a promoção do uso racional dos medicamentos. Considerando as dificuldades relacionadas ao alto gasto per capita com medicamentos, a existência de serviços menos estruturados e ao mesmo tempo, a alta taxa de cobertura do Programa de Saúde da Família (PSF), foram selecionados inicialmente – observando o princípio da equidade – municípios entre 10.000 e 30.000 habitantes, para a implantação das farmácias.
Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais
Autor: Jéssica Caixeta / SRS – Pouso Alegre