Municípios da GRS Pedra Azul realizam eventos de promoção à saúde

Municípios da GRS Pedra Azul realizam eventos de promoção à saúde

Em Salto da Divisa, por exemplo, vem sendo realizado um trabalho de palestras educativas direcionadas para diabéticos, além de controle da glicose, pressão arterial e atividades físicas. Em um evento realizado esta semana no município, o médico Guilherme Marques, explanou sobre as classificações das doenças, os sinais e sintomas, e sobre a fisiopatologia que envolve a explicação da necessidade de insulina produzida pelo pâncreas. Já o médico, Leandro Veloso, abordou os tipos de diabetes e como os diabéticos podem ter uma vida balanceada e também sobre o tratamento.

No município de Felisburgo, o trabalho realizado pelas equipes da Estratégia Saúde da Família mobilizou a população para os riscos relacionados ao tabaco e à diabetes. “Frequentemente temos aferido a pressão arterial, glicemia capilar e temos feito orientações  sobre os efeitos do tabaco no organismo e nos dentes”, disse a enfermeira Wagila Souza.

Já em Jordânia, uma campanha relacionada aos direitos das crianças e dos adolescentes movimentou a cidade. O evento contou com a colaboração dos alunos das escolas estaduais, municipais e particulares do município que retrataram diversos temas, como, o abuso e a exploração sexual, a pedofilia, saúde e a importância do sono. A Escola Estadual de Jordânia e a Secretaria Municipal de Saúde finalizaram o evento abordando temas como gravidez na adolescência, drogas e suas conseqüências e sobre as Doenças Sexualmente transmissíveis (DST). “Gostaria de ressaltar que esse foi um dos mais completos eventos que já realizamos em nosso município direcionados às crianças e adolescentes, pois contamos com um desfile que contou com a participação de aproximadamente três mil pessoas de todas as idades”, comemorou a secretaria de saúde de Jordânia, Juvecy Ribeiro.

O diretor da GRS Pedra Azul, Gregory Fortunato, ressaltou que a iniciativa dos municípios em realizar eventos de promoção à saúde é muito importante para que os problemas de saúde possam ser sanados. “Os gestores sabem quais sãos os principais problemas de saúde existentes em suas cidades, porque conhecem sua realidade e possuem os sistemas de informação que lhes dão esse tipo de dados. Então, cabe aos municípios, realizar um planejamento e desenvolver ações de promoção à saúde que visem melhorar a qualidade de vida da sua população”, finalizou.Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também nohttp://www.youtube.com/agenciaminasgerais

Autor: Allan Campos


Rolar para cima