Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre capacita profissionais no Programa TeleMinas Saúde

Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre capacita profissionais no Programa TeleMinas Saúde

A Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre realizou nessa quarta-feira, 23, uma oficina sobre o Programa TeleMinas Saúde para mais seis municípios que compõem a Regional de Saúde de Pouso Alegre, que foram contemplados com o Programa. O encontro foi realizado em parceria com a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

O TeleMinas Saúde ajudará aos profissionais de saúde de Heliodora, Munhoz, Piranguçu, Toledo, Sapucaí-Mirim, Wenceslau Braz no diagnóstico de doenças na realização de eletrocardiogramas. Participaram também do encontro os municípios de Bandeira do Sul e Divisa Nova que compõem a Regional de Alfenas.

O objetivo do Programa é prestar assistência à distância, reduzir os encaminhamentos desnecessários a especialistas, ampliando a resolutividade da Atenção Primaria à Saúde. O Programa é realizado por meio de parceria da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) com as Universidades Federais de Minas.

No caso da SRS Pouso alegre a coordenação é de responsabilidade da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. De acordo com médico e coordenador do pólo TeleMinas Saúde da universidade, Daniel Ferreira da Cunha, esse programa auxilia o profissional de saúde dos municípios por da Teleconsultoria, na qual, os profissionais da área de saúde podem tirar suas dúvidas e contarem com uma segunda opinião de especialistas sobre diagnósticos, terapias, conduta e exames a ser realizados. 

Também são realizadas eletrocardiografias à distância, sendo o eletrocardiograma realizado por meio de um programa informatizado. Os especialistas fazem plantões das 7h às 22h, eles laudam estes exames e encaminham para a central que distribui.

O coordenador explica que, “cada município receberá um Kit com o programa do eletrocardiograma, computador e explicação de como realizar a conexão”. O médico Daniel da Cunha acrescenta que este Programa é importante, pois possibilita assistência qualificada no local de Atenção Primária, e permite que o profissional continue se aperfeiçoando, “é uma forma dos profissionais adquirirem conhecimento e se manterem atualizados”, completa.

Para coordenadora de Atenção Primária à Saúde, Izaura Mariana Sobreiro o projeto Telessaúde é mais que uma tecnologia fundamental para melhorar a qualidade da Atenção Primária à Saúde ampliando o acesso e a resolutividade da atenção prestada ao usuário.

O Superintendente Gilberto Carvalho Teixeira reafirma que “o grande diferencial é a segunda opinião de especialistas, propiciando um diagnóstico seguro, com mais qualidade, a oportunidade do aperfeiçoamento dos profissionais do interior e a redução dos custos e o desconforto com o transporte de pacientes para os grandes centros”. Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais

Autor: Jéssica Caixeta


Rolar para cima