Os Núcleos de Atenção Primária e de Atenção à Saúde da SRS Uberlândia promoveram, na quarta-feira, 24/11, encontro de Saúde Mental para os seus 18 municípios jurisdicionados, tendo como público alvo os gestores e as respectivas coordenações municipais.
Na pauta, além da visita à Unidade de Internação Psiquiátrica do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia, foram realizadas atividades em grupo, diagnóstico, Planejamento do Matriciamento, apresentação das experiências municipais e discussão das Conferências municipais, do Dia Mundial da Saúde Mental e da Política sobre Drogas em Uberlândia e Araguari.
Para a coordenadora do Núcleo da Atenção Primária à Saúde da SRS Uberlândia Luzimar Rosa Abrão Dib Ishimura, o mais importante no encontro foi o alinhamento das ações de Saúde Mental na Atenção Primária. “Os resultados são bastante favoráveis, pois há uma integração das duas equipes visando o fortalecimento da saúde.”
Na opinião da psicóloga e referência técnica de Saúde Mental da SRS UDI, Maria Lúcia dos Reis, o Encontro permite a união de forças para que o trabalho possa ser mais produtivo junto aos municípios. “Contamos com a palestra da coordenadora sobre a importância da Saúde Mental na Atenção Primária, e a partir desta, os profissionais puderam elaborar um plano de ação para integrar as equipes e as ações na Atenção Primária”, ressaltou.
Para Andréia Cristina Gonçalves, coordenadora de Saúde Mental de Monte Carmelo, o Encontro permitiu aos municípios participantes oportunidades de troca de experiências, discussão e reflexão sobre a prática de trabalho. “Além é claro, de estimular a busca constante de aprimoramento das atividades dos serviços com bases nas Políticas Públicas de Saúde Mental. Também trabalhamos o planejamento de ações que possibilitam a elaboração de projetos com objetivos de oferecer uma assistência humanizada, com qualidade e fortalecimento da Rede de Atenção em Saúde Mental”, finalizou.Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no ttp://www.youtube.com/agenciaminasgerais
Autor: Cássio Machado – Ascom/SES