As ações de redução de consumo de papel A4 na Fundação Ezequiel Dias (Funed) foram destaque durante o 5º Fórum Interinstitucional Ambientação (FIA), realizado no dia 23/11 na Cidade Administrativa. O projeto, desenvolvido pelo Serviço de Gestão Ambiental (Sgamb), em parceria com outras áreas da Fundação, conquistou 1º Lugar do Prêmio AmbientAção na Categoria Papel A4.
“Esse é o reconhecimento do nosso trabalho. Estou muito feliz por isso e, com certeza, essa é uma conquista de todos”, reconheceu a funcionária da Gestão Ambiental, autora do projeto, Aline Marangoni. “É muito satisfatório e um incentivo a mais para que possamos dar continuidade a outros projetos ambientais na Funed”, completou o chefe do Serviço, Marcos Mol.
O 5º Fórum Interinstitucional Ambientação reuniu cerca de 200 representantes de diversas instituições públicas de Minas. Este ano, teve como tema a “Responsabilidade socioambiental nas organizações” e contou com palestras, mesas redondas e debates com especialistas nas áreas de meio ambiente e consumo consciente. Durante o encerramento do FIA, a comissão de organização apresentou resultados alcançados este ano pelo Programa e destacou três organizações com o 3º Prêmio Ambientação, dentre elas, a Funed. “As ações desenvolvidas pela Fundação na área ambiental são muito pertinentes e adequadas. Reconheço e parabenizo toda a equipe”, disse o presidente da Fundação, Augusto Monteiro Guimarães.
O projeto
O projeto da Funed premiado no evento foi implantado em junho deste ano na instituição e consiste na definição de metas de consumo de papel A4 para cada unidade administrativa e na definição de critérios para liberação do material além da quantidade determinada. “As metas foram determinadas de acordo com a média de consumo do ano anterior de cada área e são monitoras mensalmente. Cada pedido excedente à meta feito ao Almoxarifado é avaliado, dependendo de autorização do Serviço de Gestão Ambiental”, explica Aline. Segundo ela, esse controle, somado a outras iniciativas, permitiu a redução de 25% do consumo do material, se comparado ao mesmo período de 2010.
Dentre outras ações implementadas estão o monitoramento de impressões por meio de login, a configuração das impressoras para impressão frente e verso, e ações de conscientização junto aos servidores para envio de apostilas de treinamentos, memorandos e outros documentos institucionais por e-mail. “Não realizamos esse trabalho sozinhos. Contamos com a ajuda de todas as áreas e com parcerias muito importantes que merecem também nosso agradecimento”, reconheceu Marcos Mol.
Premiação
A Funed recebeu um troféu e um certificado que foram entregues pelo presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), José Cláudio Junqueira e pela Coordenadora da Comissão Gestora do Programa AmbientAção, Mirian Cristina Dias.
A equipe receberá ainda um computador portátil que, segundo o chefe da Gestão Ambiental, será usado durante as reuniões da Comissão do AmbientAção na Funed.
AmbientAção
O programa Ambientação foi lançado em dezembro de 2003 pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM) e está presente em 73 instituições públicas e 84 edificações, trabalhando os principais aspectos ambientais encontrados em edificações públicas capazes de gerar impactos negativos no meio ambiente.
Todas essas instituições conversam entre si e trocam informações sobre as ações que vêm desenvolvendo junto aos seus servidores. Elas fazem isso por meio da “Rede Ambientação”. A Rede é uma ferramenta de comunicação que integra todos os envolvidos no processo, gerando um fluxo de informações que visa à socialização de experiências e a busca de soluções para as dificuldades encontradas no processo de implementação do Programa nas instituições públicas do Estado de Minas Gerais, tornando mais dinâmico o desenvolvimento dos trabalhos.
Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais
Autor: Sandra Leão