SRS Valadares promove 6º treinamento para CPDS’s de órgãos públicos

SRS Valadares promove 6º treinamento para CPDS’s de órgãos públicos

A Superintendência Regional de Saúde de Governador Valadares (SRS-GV) promoveu ontem (30-11), o sexto treinamento para membros das comissões permanentes de combate à dengue (CPCD’s) dos órgãos estaduais situados no município, totalizando 12 turmas capacitadas. Nesta edição, participaram representantes de escolas estaduais e do Sistema Prisional e Sócio- Educativo da Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS).

Durante o evento, foram apresentados o controle vetorial (mecânico e químico) do mosquito Aedes aegyptie e seu ciclo evolutivo, os aspectos clínicos e epidemiológicos da Dengue, além da classificação e situação dos municípios ligados à regional e orientações para  identificação e combate aos possíveis focos nas entidades. Finalizando, os participantes foram informados sobre a missão, atribuições e operacionalidade das CPDC’s.

A coordenadora do Núcleo de Atenção Primária e do CPCD da SRS-GV, Flávia Augusta Viana, afirmou que “ a equipe da SRS-GV, além de repassar para as comissões o conteúdo básico da capacitação, está fazendo um alerta especial  neste período intenso de chuvas para que elas sejam ainda mais atentas no processo de vigilância nas unidades prediais, evitando possíveis focos do mosquito aedes aegypt”,ressaltou.

A professora Geralda Soares Andrade da Escola Estadual Júlio Soares, salientou que o treinamento foi mobilizador. “ Eu e os representantes da minha escola iremos replicar as informações preciosas desta reunião para os   colegas, alunos e familiares. Se cada profissional de ensino se mobilizar em sua unidade, iremos contribuir para eliminar a dengue na cidade”, comentou.

Situação em Governador Valadares

O município de Governador Valadares está neste ano com 2.704 casos notificados de Dengue, segundo último balanço da SES-MG, ocupando o terceiro lugar no ranking de municípios com notificações no Estado.

Outro fator preocupante é que o último Levantamento de Índice Rápido por Infestação de Aedes aegypti (Liraa) deste ano, divulgado em outubro pela Secretaria Municipal de Saúde, apontou um índice médio de 6% dos imóveis com foco, quando o preconizado pelo Ministério da Saúde é no máximo 1%.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Valadares, o foco principal do mosquito permanece dentro da casas, com prevalência em vasos de plantas (26%) e ralos (24%), apesar dos esforços dos órgãos públicos, com campanhas educativas contínuas e o trabalho de eliminação de larvas.               

Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais         

Autor: Frederico Bussinger


Rolar para cima