O hospital Nossa Senhora das Mercês, de São João Del Rei, foi contemplado, na tarde de ontem, 06/12, com um valor de R$800.000, que será utilizado para a compra de medicamentos e materiais de consumo.
O deputado Rômulo Viegas, que acompanhou a assinatura do convênio, agradeceu o empenho do secretário Antônio Jorge na liberação do recurso, que vai significar “uma grande ajuda para as pessoas que são atendidas no hospital”.
A instituição
O Hospital Nossa Senhora das Mercês é uma Instituição Filantrópica, sem fins lucrativos, e foi fundada em 21/07/1948.
A Instituição conta com o projeto – Ouvidoria – “Avaliar para Melhorar” que tem como ferramenta de avaliação um questionário contendendo perguntas sobre os diversos setores da instituição, e são distribuídos ao cliente internado ou ao acompanhante pelos supervisores de enfermagem. A sua elaboração foi realizada pela diretoria do Hospital e deu-se início a aplicação em novembro de 2000. Algumas alterações foram sendo realizadas de acordo com a necessidade que se apresentava na Instituição. Em 2005 com a criação de GTH do Hospital de Nossa Senhora das Mercês, passou-se a realizar uma análise mais detalhada desta ferramenta através de gráficos indicadores de qualidade e repassa das reclamações dos serviços e ou colaboradores para as coordenações responsáveis. Em julho de 2007 esta ferramenta de avaliação começou a apresentar-se ainda mais valiosa, pois tornou-se também uma ferramenta de valorização do colaborador através dos elogios deixados a eles pelos clientes e acompanhantes.
A grande importância deste projeto para a população é a melhoria da qualidade dos serviços prestados através do que a própria população avalia como sendo melhor. Para os colaboradores a importância está na valorização de sua competência profissional e da sua atitude humanizada, o que aumenta a motivação, pois sentem como é importante para a cliente o trabalho prestado.
Aos colaboradores que recebem uma reclamação, a importância está no aprendizado, começando pelo respeito a privacidade, pois as reclamações são apresentadas individualmente, dando ao colaborador a possibilidade de serem ouvidos e de melhorarem de acordo com a necessidades apresentada.
Através das avaliações que esta ferramenta nos possibilita, realizamos algum as ações significativas, como por exemplo: alteração de fluxo de pessoas na Instituição, elaboração de calendário de educação continuidade, mudança de chefia, alterações do horário de vistas, alteração no horário de refeição dos clientes e acompanhantes, dentre outras.
Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais
Autor: Nathália Freitas