Com o objetivo de dar continuidade ao processo de elaboração e conclusão dos Protocolos Assistenciais de Enfermagem, discutir o Protocolo de Manchester e apresentar a nova versão do Sistema de Informações na Atenção Básica (SIAB) foi realizado nesta terça feira 06/12, pela Superintendência Regional de Saúde de Uberlândia, o 22º Encontro Regional de Atenção Primária.
Participaram do Encontro: Gestores Municipais de Saúde, os Coordenadores de Atenção Primária à Saúde e os Enfermeiros da Atenção Primária à Saúde e do PSF dos 18 municípios jurisdicionados à Superintendência.
Na pauta foram apresentados e discutidos os Protocolos Assistenciais, discussão que contou com a palestra da enfermeira Madalena Vieira, supervisora do Conselho Regional de Enfermagem (Coren BH/MG)
A discussão sobre o Protocolo de Manchester teve a participação do médico Marco Túlio Ferreira, membro do Grupo Brasileiro do Protocolo de Manchester e coordenador da Rede de Urgência e Emergência e da Atenção Primária à Saúde do município de Uberlândia. Sobre a implantação do protocolo, dissertou a psicóloga Maria Lúcia Reis, referência técnica do Núcleo de Atenção à /saúde da SRS Uberlândia.
Ficou a cargo da coordenadora do Núcleo de APS da SRS/Udi, Luzimar Rosa Abrão Dib Ishimura a apresentação da nova versão do SIAB, as novas portarias ministeriais da APS e o PMAQ-AB – Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica.
A enfermeira do PSF do município de Prata, Daiana Aparecida Moreira Ulhôa elogiou a iniciativa pela promoção do Encontro. “O evento oportuniza a troca de experiências dos diversos municípios, bem como um momento para levantarmos as dúvidas e saná-las. Além disso, fomos felizes por trabalharmos com temas atuais como o Protocolo Manchester e a sua classificação de risco, o que tem contribuído consideravelmente para a organização do processo do serviço e da qualidade da assistência” declarou ela.
Para o coordenador da APS do município de Patrocínio, Wesley Romão Siqueira, o 22º Encontro Regional trata de temas importantes e objetivos como as orientações sobre a continuidade, o processo de elaboração e conclusão dos Protocolos Assistenciais de Enfermagem. “A implantação do Protocolo de Manchester nos municípios é de suma importância e a apresentação da nova versão do SIAB permite a atualização de importantíssimos conhecimentos”.
Na opinião da assistente social da Secretaria Municipal de Iraí de Minas, Arlete F. A. Bisinoto, o Encontro promove o engrandecimentos de todos os trabalhadores da área de saúde. “Estes treinamentos têm um enorme ganho de conhecimentos e troca de experiências, para que juntos nos tornemos facilitadores e promotores de uma saúde pública com qualidade para o usuário” salientou.
As enfermeiras Deise Nara Marques e Lídia Ferreira Fonseca, do município de Abadia dos Dourados, enfatizaram em conjunto a opinião sobre o dia de trabalho. “Este Encontro foi um presente para os municípios, e a explanação da Madalena Vieira reforçou passo a passo a formulação dos Protocolos Clínicos de Enfermagem a serem aplicados e utilizados nas nossas Unidades Básicas de Saúde, colocando de forma clara e objetiva tanto a parte prática, quanto a teórica” ressaltaram as enfermeiras.Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também nohttp://www.youtube.com/agenciaminasgerais
Autor: Cássio Machado