Em reunião realizada nesta segunda-feira (19/12), o secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, formalizou a parceria de implantação da Residência Médica em Urgência e Emergência na Macro Norte. Estavam presentes no encontro o reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), João Canela, o coordenador médico do SAMU Macro Norte, Enius Freire Versiani, representantes do Hospital Universitário Clemente de Faria, dentre outras autoridades.
Segundo Antônio Jorge, “este curso tem como objetivo aprimorar a capacidade dos profissionais envolvidos no atendimento dos pacientes ampliando, assim, a eficiência dos diagnósticos, os gastos com internações e procedimentos desnecessários”, explicou.
Segundo João Canela, o investimento inicial de R$ 440 mil, repassado pelo governo, irá permitir que a universidade oferte, já para o primeiro semestre de 2012, seis vagas. “A turma irá estagiar no SAMU Macro Norte uma vez que é fundamental para que os profissionais conheçam a gestão hospitalar. Todos saíram ganhando com essa parceria: alunos, SAMU e pacientes”, acrescentou.
O curso, coordenado pela Unimontes, em parceria com o Hospital Aroldo Tourino e Hospital Santa Casa é pioneiro no estado e tem duração de três anos. Para os próximos períodos a expectativa é que sejam ofertados até 18 vagas.
Mais investimentos
O secretário aproveitou, também, para anunciar o repasse de R$ 3 milhões para a construção de 20 leitos de UTI no Hospital Universitário Clemente Faria.
Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais
Autor: Fernanda Toussaint