SES formaliza parceria que visa o combate à dengue em Valadares

A Guerra contra a Dengue ganhou um importante aliado em Governador Valadares. A Superintendência Regional de Saúde (SRS-GV) formalizou, ontem (26-12), uma parceria com a direção do Grupo Coelho Diniz, uma das maiores redes de supermercados do interior de Minas.  A partir de janeiro do próximo ano, as nove lojas da rede – sete em Valadares, uma em Caratinga e outra em Manhuaçu – vão distribuir para seus clientes sacolas plásticas com a logomarca “A guerra continua- Todos contra Dengue”, campanha relançada em novembro pelo governador Antonio Anastasia. Além disso, a instituição vai disponibilizar 200 camisas, também com a logo impressa, que serão utilizadas por técnicos da SRS-GV em ações de mobilização contra a doença durante o ano de 2012.

O superintendente Regional de Saúde de Governador Valadares, Augusto Barbosa comentou a importância de parcerias como essa na luta contra a Dengue. “Só vamos conseguir vencer essa guerra com um somatório de vontades, mobilizando e conscientizando a população sobre o fato que o maior foco do mosquito está no interior das residências”, afirmou.

Representando a Rede de Supermercados Coelho Diniz, o diretor financeiro, Alex Sandro Coelho Diniz, destacou também a necessidade de integração das áreas públicas e privadas nesta guerra. “Temos de unir forças, setor público e privado para derrotar essa doença que traz tanto risco para a saúde do povo de nossa cidade”, disse.

Dengue em Valadares

Governador Valadares está com 2.933 casos notificados de Dengue, conforme último balanço da SES-MG (22-12) e permanece em terceiro lugar no ranking de municípios com maior número de notificações do Estado, ficando atrás somente de  Belo Horizonte e Juiz de Fora.

O último Levantamento de Índice Rápido por Infestação de Aedes aegypti (Liraa), divulgado em outubro pela Secretaria Municipal de Saúde do Município (SMS-GV), apontou um índice médio de 6% dos imóveis com foco, quando o preconizado pelo Ministério da Saúde é de no máximo 1%.

Por esta razão, a cidade foi incluida na lista dos 48 municípios com maior possibilidade de epidemia da doença no País, segundo Mapa da Dengue divulgado recentemente pelo Ministério da Saúde.

O foco principal do mosquito, segundo o levantamento, está  dentro da casas, com prevalência dos pratinhos de vasos de plantas (26%) e ralos (24%).

A situação é mais grave na região dos bairros Santa Helena, Esperança, Morro do Carapina, Querosene e Monte Carmelo, onde o índice está em 9,3%. As regiões dos bairros Vila Rica (Vila Império, Jardim Pérola, Kennedy, Bela Vista, Fraternidade, São José, Nossa Senhora de Fátima), Jardim do Trevo (Santa Paula, Palmeiras, Vila Ozanan, Turmalina, Retiro dos Lagos) e Vila Isa (São Raimundo, Asteca, Vila Parque Ibituruna, Elvamar, Village da Serra, Jardim Primavera, Vila Ricardão) também estão com índices bastante elevados: 8,8%, 8,7% e 7,8%, respectivamente.

Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no  http://www.youtube.com/agenciaminasgerais

Autor: Frederico Bussinger / GRS Governador Valadares


Rolar para cima