Regional de Saúde de Belo Horizonte promove capacitação em dengue

Regional de Saúde de Belo Horizonte promove capacitação em dengue

A Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonte (SRS-BH), que abrange 40 municípios da região central de Minas Gerais realizou, nesta quarta-feira (01), capacitação para referências técnicas e coordenadores de Atenção Primária, Zoonoses e Epidemiologia. O objetivo foi instrumentalizar os municípios para fecharem os casos de dengue por critérios laboratoriais, epidemiológicos e clínicos.

Para o coordenador da Atenção Primária de São Joaquim de Bicas, Wesley Oliveira Andrade, a discussão dos casos apresentados mostra que é preciso conhecimento clínico e epidemiológico para entender melhor o diagnóstico da dengue. “A relação entre Vigilância Epidemiológica e Atenção Primária deve ser constante para termos uma assistência satisfatória”, falou.

Já o superintendente da SRS-BH, Paulo de Tarso Auais, salientou que o trabalho proposto de interlocução entre os núcleos precisa acontecer. “Incentivamos o trabalho conjunto, pois ele garante eficiência e traz benefícios para o cidadão”, afirma.

Para o médico infectologista da Secretaria de Estado de Minas Gerais (SES-MG), Frederico Figueiredo Amâncio, o trabalho com a Superintendência de BH atualiza os municípios em relação aos critérios de encerramento de casos de dengue. “Isso agiliza o processo, pois faz com que todos os municípios sigam o mesmo padrão de notificação. Cada vez mais, os municípios estão engajados tanto no monitoramento da dengue, quanto na questão assistencial”, afirma.

Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais

Autor: Leandro Heringer


Rolar para cima