Em Verdelândia, município localizado no Norte de Minas, a 174 km de Montes Claros e 585km de Belo horizonte, a população está se mobilizando para combater a Dengue. Desde o início do ano, a secretaria municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros, está realizando uma série de atividades de prevenção e controle dos focos do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da doença.
“Com as chuvas de verão aumenta o número de focos do mosquito, as larvas se multiplicam, aumentando também a preocupação com o aparecimento de novos casos da doença”, alerta o secretário de Saúde, Aylsson Macena Queiroz.
Segundo o secretário, em janeiro deste ano, o município registrou o menor índice de infestação do mosquito dos últimos quatro anos no período, mas é preciso um trabalho intenso para manter a situação sob controle. “O primeiro levantamento do ano foi de 2,37% de infestação e embora não seja o ideal preconizado pelo Ministério da Saúde, que prevê um índice de até 1%, foi o melhor registrado em Verdelândia nos últimos quatro anos nesta época”, explica. De acordo com o secretário, nos anos anteriores, o levantamento registrou no mês de janeiro índices de 2,60% (2009), 2,50% (2010) e 3,28% (2011). “No restante do ano, o índice de infestação gira em torno de 0,3%, aumentado apenas no verão. Para manter o controle, desde o segundo semestre do ano passado intensificamos as ações e a redução do índice demonstra que estão surtindo efeito”, avalia.
Aylssom Macena explica que além dos focos que se formam nas poças d’água decorrentes das chuvas, os moradores do município também utilizam reservatórios e cisternas para captação de água de chuva do telhado para abastecimento, muitas vezes destampadas, que podem se tornar potenciais criadouros do mosquito. “Para prevenir que o mosquito se instale nesses locais estamos disponibilizando aos moradores telas de proteção. Para os reservatórios de água que não são de consumo humano o município disponibiliza peixes lebistes, que se alimentam de larvas, evitando a proliferação do mosquito”, diz.
MOBILIZAÇÃO
No período de 2007 a 2011, o município notificou 58 casos de Dengue, sendo 42 confirmados como dengue clássico e 15 descartados.
Segundo a educadora em Saúde, Dâmaris Francine, para prevenir a Doença, o foco das ações no município é a mobilização social. “Estamos mobilizando a população da área urbana e rural para que cada um faça sua parte. Durante todo o mês de janeiro, realizamos mutirão de limpeza no perímetro urbano e nas comunidades rurais de Cachoeirinha, Janaíba e Barreiro do Rio Verde, com participação dos agentes de endemias, agentes comunitários de saúde e de toda a comunidade”, enumera.
Dâmaris diz que durante o mutirão foi recolhida uma quantidade significativa de lixo. “Mas vale ressaltar que foi menos que no ano passado, o que demonstra que a participação contínua da população e serviço de limpeza urbana efetivo são decisivos no trabalho de controle da Dengue”, observa.
Além do mutirão de limpeza, a população também participou de palestras e recebeu orientações para evitar que o mosquito se instale em seus quintais e no local de trabalho. “Também foram realizadas visitas domiciliares, distribuição de sacos de lixos, materiais educativos e muito diálogo com os moradores, para que todos possam se envolver na guerra contra a dengue”, completa Dâmaris.
VERDELÂNDIA
O município de Verdelândia possui 8.350 habitantes (Censo 2010) e área territorial 1.452 km², com clima semi-árido. O município é banhado pelo Rio Verde Grande, de grande importância para seu desenvolvimento, e possui uma economia alicerçada na agropecuária, sobretudo pelo cultivo de banana e criação de gado.Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais
Autor: Jerúsia Arruda