A manhã desta sexta feira (24/05) dos funcionários da agência dos Correios, localizada no anel rodoviário, no bairro Universitário, em Belo Horizonte, foi de conscientização, mobilização e interatividade. Cerca de mil funcionários que trabalham na agência receberam informações de como combater o mosquito da dengue.
Foram disponibilizados adesivos e folhetos que chamaram muito a atenção dos funcionários. Eles esclareceram as dúvidas com relação à doença e ainda foram informados sobre o concurso Dengue Mob, prêmio concedido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) para premiar boas ações de mobilização no combate à dengue em Minas Gerais.
Durante todo o dia diversos funcionários passaram pelo stand montado pela SES-MG e aprovaram a atividade. O funcionário Júlio César Santos escutou com atenção todas as informações passadas pela equipe de mobilização e todo o material que recebeu levará para os filhos de 8 e 4 anos. “Meus filhos já sabem que a dengue é uma doença que se não cuidar, mata. Eles já aprenderam na escola que a limpeza e a ação de não deixar objetos que acumulam água expostos são importantes para que o mosquito não prolifere”, afirmou.
Muito antes desta ação ser realizada, os funcionários dos Correios também foram preparados e incentivados para a conscientização sobre os perigos da doença. Na intranet, página interna da empresa, foram disponibilizadas informações sobre o mosquito, formas de proliferação e atividades que podem ser realizadas para a sua eliminação. Outra atividade realizada, como forma de antecipar a mobilização realizada hoje, foi uma blitz educativa que ocorreu no dia 13 de maio nas agências dos Correios localizada em Venda Nova e no Centro. As pessoas que freqüentavam a agência foram surpreendidas pelo grupo de teatro Mobiliza SUS, da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte. Os atores do grupo, de forma lúdica e divertida, informavam as pessoas sobre como eliminar os focos do mosquito da dengue e o que fazer nos casos de aparecimento dos sintomas da doença. Também hoje os atores marcaram presença e com apresentações teatrais também mobilizaram os funcionários da agência do anel rodoviário.
Entre cerca de 600 parcerias realizadas pela SES-MG para a realização de ações de saúde, as agências dos Correios foram mais uma parceira. A assistente social dos Correios e coordenadora da campanha de combate à dengue em âmbito interno e externo nas agências, Alina Cecília Soares, diz que esta campanha, realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e com a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte uniu esforços para levar informações precisas para seus empregados e para o público interno. “As agências de Belo Horizonte estão disponibilizando os materiais informativos sobre a dengue e é importante que todos os nossos funcionários também sejam informados. Acreditamos muito nas ações desta campanha, pois a informação é a melhor forma de prevenção”, disse.
Autor: Alessandra Maximiano
