A 34ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, que tem como meta a vacinação de 95% das crianças da faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos, segue até a próxima sexta-feira, dia 21 de junho. Em Minas Gerais, mais de 740 mil crianças já compareceram aos postos de vacinação para tomar a dose da vacina.
Na região nordeste do estado, os municípios da Gerência Regional de Saúde de Pedra Azul já imunizaram 13.918 crianças (66,24%), sendo 1.824 crianças de Pedra Azul e 771 crianças de Santo Antônio do Jacinto. Nestes dois municípios, 100% da meta já foi cumprida com cinco dias de antecedência. Nas cidades de Comercinho, Felisburgo, Medina, Palmópolis e Rio do Prado mais de 80% do público alvo da campanha já foram imunizados.
Com relação à faixa etária, os municípios da GRS Pedra Azul tem conseguido uma maior adesão à campanha das crianças de 6 meses a menores de 1 ano, com a vacinação de 73,90% deste público. Também compareceram aos postos de saúde 67,86% das crianças de 1 ano, 69,64% de 2 anos, 63,02% de 3 anos e 61,99% de 4 anos. Desde o ano de 2011 a GRS Pedra Azul vem conseguindo atingir a meta da campanha, que é a imunização de 95% deste público.
Erradicação da Pólio
O último caso registrado de poliomielite no Brasil foi há 24 anos e, desde 1994, o país mantém o certificado emitido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de erradicação da poliomielite. Mesmo assim é fundamental manter as crianças imunizadas para evitar a reintrodução do vírus no Brasil, pois alguns países da África ainda registram casos da doença.
Vale lembrar que não existe tratamento contra a paralisia infantil, sendo a vacina a única forma de prevenção. Ela protege contra os três sorotipos do poliovírus 1, 2 e 3. Mesmo as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia, podem receber as gotinhas. Em alguns casos – como, por exemplo, em crianças com infecções agudas, com febre acima de 38ºC ou com hipersensibilidade a algum componente da vacina –, recomenda-se que os pais consultem um médico para avaliar se a vacina deve ser aplicada.
Autor: Allan Campos