São Gonçalo do Abaeté recebe Força Tarefa

São Gonçalo do Abaeté, município do noroeste mineiro, com aproximadamente 6.500 habitantes, recebe pela primeira vez a Força Tarefa de Combate à Dengue da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG). A equipe estadual formada por dez agentes de endemias irá trabalhar nas áreas críticas do município durante o período de 17 a 28 de junho e contará com o apoio de quatro agentes municipais para fazer o tratamento focal com remoção de inservíveis.

As atividades de mobilização social começarão no dia 27 de junho com reunião estratégica, de articulação com o núcleo de mobilização e intersetorial. Na sexta-feira haverá as visitas institucionais e capacitação de mobilizadores sociais locais. Já o Dengue Móvel, que troca materiais recicláveis por materiais escolares, está previsto para acontecer na sexta-feira e sábado, dias 28 e 29 de junho. Também no sábado, haverá o evento interativo “Minha Cidade sem Dengue”. Para finalizar a mobilização social, no domingo, haverá atividade de rua.

Esta é a primeira vez que um município jurisdicionado à Superintendência Regional de Saúde (SRS) Patos de Minas recebe a Força Tarefa, e o superintendente Lindomar Marques Babilônia, espera ansioso um resultado positivo das ações. “Em 2013, dos 21 municípios que compõem a regional de saúde, São Gonçalo do Abaeté foi o local que houve o maior índice da doença, e esperamos amenizar esta situação desfavorável com a Força Tarefa”.

Segundo dados epidemiológicos da SES/MG, de janeiro até metade de maio de 2013, foram notificados 347 casos de dengue na cidade, e a Secretária Municipal de Saúde de São Gonçalo do Abaeté, Iza de Cássia Borba Pereira espera que com a Força Tarefa haja redução dos casos de dengue na cidade. “Nas próximas duas semanas, somando as forças do município, do Estado e da população, vamos trabalhar nos eixos da Vigilância Epidemiológica e Mobilização Social contra a dengue”.

Autor: Lilian Cunha / SRS Patos de Minas

Rolar para cima