Diversão, entretenimento, conscientização e cidadania. Estes foram os ingredientes que temperaram a ação “Minha Cidade Sem Dengue”, em Paineiras, cidade a 254km de Belo Horizonte, localizada no cerrado do centro-oeste mineiro. Organizada pela equipe de Mobilização de Combate à Dengue da Secretaria de Estado de Saúde (SES), “Minha Cidade Sem Dengue” é uma atividade cultural ao ar livre, que dá visibilidade a todas as ações ocorridas no município para a eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti. A Praça Engenheiro Maurício Campos foi palco de diversas atuações de dança e canto.
A primeira atração foi uma apresentação de dança country, realizada pela Escola Municipal Amâncio Romeiro. Logo após foi a vez dos jovens da Igreja Batista de Paineiras fazerem outro número de dança para o público que enchia a praça local. Chamou atenção também o carisma e a ótima execução do Coral Infantil São Rafael Arcanjo, que emocionou todos os presentes ao local, que, juntos, cantaram as cantigas embaladas pelas vozes das crianças. Houve, ainda, as apresentações de quadrilha da Escola Municipal Dona Augusta e do Carimbó, dança típica, realizada por jovens da Escola Estadual Celestino Nunes.
Paralelamente, acontecia também o Dengue Móvel, onde a população trocava materiais inservíveis (que podem acumular água), como pneus, garrafas pet e latinhas por material escolar, além da aferição gratuita de pressão. José Aparecido dos Santos, referência de Mobilização da SES Regional Sete Lagoas, não escondeu sua satisfação com a sensibilização de toda a sociedade de Paineiras. “É muito bom ver a praça cheia, a população em peso lutando para a eliminação dos focos do mosquito”, conta.
A grande quantidade de objetos recolhidos encheu dois caminhões e o saldo, segundo José Aparecido, foi positivo. “Quem ganha com isso é a cidade”. Mas, para ele, o dia a dia que vai apontar o grau de conscientização da população. “Não adianta os moradores eliminarem o lixo apenas hoje. Há de ter esse cuidado sempre. O combate contra a Dengue é uma luta diária”, enfatiza.
Uma das parceiras da SES durante toda ação em Paineiras, a Secretária Municipal de Saúde da cidade, Lagmar Gonçalves, ressaltou a importância das atividades na cidade. “O município precisa dessa ajuda da população. É uma via de mão dupla. A conscientização em todos os setores da sociedade é a grande arma nessa luta contra a doença”, conclui.
A equipe da SES ainda distribuiu, com apoio da COPASA, copos d’água para quem acompanhassem as atividades e brindes para os participantes do evento cultural.
Autor: Flávio Brunelli