A Força Tarefa de Combate à Dengue do Estado, já está atuando desde o dia 13/08 no município de São Pedro do Suaçui, no Vale do Rio Doce, cidade com cerca de 5.500 habitantes. Uma equipe formada por 12 agentes de endemias fica na cidade até dia 26/08 para, em parceria com a Prefeitura Municipal, atuar em áreas críticas do município e promover ações de mobilização social contra a Dengue.
O município, segundo dados do SINAN, apresenta 54 casos notificados de dengue e 08 confirmados laboratorialmente.
Toda a mobilização faz parte do Programa Estadual de Controle Permanente da Dengue do Governo de Minas, através da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). O objetivo primordial é a diminuição do risco de epidemias em municípios com maior índice de infestação, somando força aos agentes municipais e mobilizando a população sobre a necessidade de evitar a doença.
A equipe de agentes de endemias da Força Tarefa está realizando na cidade, atividades de controle vetorial, através de eliminação de criadouros do vetor, tratamento focal e bloqueio de transmissão.
Mobilização Social
Dentro das estratégias de combate contra a Dengue utilizadas pelo Estado estão as atividades de mobilização social.
As articuladoras sociais da SES-MG vão promover entre os dias 22 e 26-08 uma série de atividades no munícipio:
- Dia 22-08, às 14 h, na Unidade Básica de Saúde do Centro: reunião intersetorial com representantes da Prefeitura e apoiador e representantes da sociedade civil e lideranças municipais para o alinhamento das ações da campanha, visando desenvolver ações conjuntas de enfrentamento da dengue;
- Dia 23-08, de 09h às 10h30, visitas institucionais e às 14 h, na UBS Centro, Capacitação de Multiplicadores Sociais e paralelamente, de 14 às 16 horas, ação do caminhão dengue móvel na troca de materiais recicláveis por material escolar, que obedecerá ao seguinte critério: 30 latas = 1 caderno, 30 pets = 1 caderno, 1 pneu = 1 caderno, 3 latas = 1 borracha e 3 pets = 1 borracha.
Dia 24-08, de 09h às 15 h, na Praça Caldeira Brant, Centro, promoção do evento “Minha Cidade sem Dengue”, que além das atividades da campanha, pretende dar visibilidade às iniciativas existentes no município e valorizar a riqueza cultural e social da cidade, com a apresentação de atividades artísticas.
Autor: Frederico Bussinger