Com cores e formas que lembram a bandeira de Minas Gerais, o novo cenário permite mais organização da informação e agilidade durante as reuniões mensais dos gestores e profissionais de saúde em Minas
Na tarde desta terça-feira (19/11), o Canal Minas Saúde de TV, Rádio, Web e Educação a Distância (EAD) inaugurou o novo cenário que será usado a partir de agora para as reuniões da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e do Conselho Estadual de Saúde (CES), em Minas Gerais. E a estreia aconteceu durante a transmissão ao vivo da penúltima reunião da CIB em 2013, por volta das 14h.
A reunião da CIB contou com a presença do secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Antônio Jorge de Souza Marques; do secretário adjunto estadual de Saúde, Francisco Tavares; do vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG), Sinvaldo Pereira; do diretor geral do Canal Minas Saúde, Rubensmidt Ramos Riani; do diretor administrativo do Canal Minas Saúde, Onofre Marques; do promotor de justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional da Saúde (CAO SAÚDE), Dr. Gilmar de Assis; do prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz, entre outros.

Abrindo os trabalhos da CIB, o secretário estadual de Saúde destacou o novo cenário e elogiou a equipe do Canal Minas Saúde. “O cenário ficou muito bom. Mérito de toda equipe do Canal. Sem dúvida alguma, é um ganho não só estético, mas que irá nos auxiliar muito nos trabalhos de transmissão da reunião da CIB aqui pelo Canal Minas Saúde”, comenta Antônio Jorge.
De acordo com coordenador de programação e operações, Filocarmo Braga, responsável pela confecção do novo cenário, o principal ganho é para o telespectador que poderá conferir as reuniões de uma maneira muito mais harmônica. “Foi um processo que durou cerca de 90 dias, entre reuniões, aprovações e execução. Já era um desejo antigo reformularmos o cenário e trabalharmos melhor a questão da humanização e da identidade visual. Com certeza, os telespectadores vão notar a diferença”, destaca.
“O objetivo do novo cenário vem de encontro com a proposta do Canal Minas Saúde de permitir uma maior integração de todos os municípios mineiros por meio da televisão via satélite e da TV WEB no nosso portal, deles poderem acompanhar todas as decisões, pactuações, homologações, cursos, projetos e programas que contribuem de forma significativa para que o cidadão comum, lá na base, possa ter um serviço público de saúde de maior qualidade e eficiência”, afirma o diretor geral do Canal Minas Saúde, Rubensmidt Ramos Riani.
Participando pela primeira vez da reunião da CIB, o prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz, elogiou a estrutura do Canal Minas Saúde. “O cenário ficou muito bonito. Aliás, a estrutura do Canal Minas Saúde é surpreendente. Já conhecia o Canal, mas é a primeira vez que participo aqui no estúdio da transmissão da reunião CIB e espero poder participar mais e mais vezes”.
Já apoiadora do COSEMS/MG, na cidade de Leopoldina, Gilmã Tintoneli, sempre participa das reuniões da CIB. “São poucas as vezes que não pude vir, mas quando não posso faço questão de assistir pela TV. O cenário ficou muito mais alegre e trouxe muito mais vida para a reunião”. O secretário municipal de Saúde da cidade de Palma, na Zona da Mata, Roger Hungria, é da mesma opinião. “Em comparação com o cenário anterior, o ganho é muito alto. Trouxe outra cara para a CIB”, enfatiza.
CIB no ar
Desde 2010, o Canal Minas Saúde transmite ao vivo, de forma mensal, as reuniões e pactuações da CIB e do CES para mais de 11 mil pontos de recepção do sinal de TV via satélite em todo o estado, além de exibir toda a grade de programação, em tempo real, pela TV WEB no portal do Canal Minas Saúde. As reuniões da CIB, no Canal Minas Saúde, viram pauta para o programa informativo e quinzenal, CIB no AR.
Com o objetivo de dar maior integração aos municípios mineiros na questão da distribuição de recursos de saúde de forma pactuada e transparente, a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) é um fórum de discussão com representantes das secretarias municipais e estadual de saúde, do Conselho Estadual de Saúde e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde. Juntos, o colegiado propõe a implantação e operacionalização de ações de promoção da saúde em todo o Estado, o que fortalece o Sistema Único de Saúde (SUS) e o controle social.
Autor: Wander Veroni