Moradores de Passos recebem reforço para o combate à dengue

Imagem

Uma força tarefa, composta por 17 agentes de endemias, irá atuar a partir desta semana no município de Passos para ajudar a população a eliminar os focos do mosquito da dengue. O grupo faz parte da Força Tarefa de Combate à dengue da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e é um reforço diminuir os casos da doença no município.

Na manhã de hoje, 24/02, uma reunião foi realizada na Superintendência Regional de Saúde de Passos (SRS-Passos) para recepcionar os agentes e estabelecer um plano de trabalho para a atuação da equipe. A Superintendente da Regional de Saúde de Passos, Kátia Rita Gonçalves, deu as boas vindas aos profissionais e destacou a importância de todos neste trabalho.

“Vocês são muito importantes para a realização e sucesso deste trabalho. O município de Passos agradece a presença de vocês em mais esta ação a favor da saúde”, afirmou.

Durante o encontro foi apresentado pela Referência Técnica em dengue da SRS-Passos, Suely Cortez, o número de casos notificados pelo município. “Atualmente a cidade de Passos tem 844 casos notificados da doença. Estes números não podem aumentar e para isso iremos desenvolver um trabalho com a colaboração de todos”, disse.

Representando o Prefeito de Passos, Ataíde Vilela, que se encontrava em Belo Horizonte, o Vice Prefeito Ademir José da Silva, também apoiou a ação da Força Tarefa no município. “A parceria entre Estado e Munícipio irá representar sempre ações em benefício para a saúde da população”, afirmou.

Atuação da Força Tarefa

Composta por 17 agentes de endemias da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), os homens da Força Tarefa de Combate à dengue irão trabalhar até o dia 07/03 para eliminar os focos da doença no município.

Nas residências os agentes trabalham com a remoção de material inservível (objetos que acumulam água e que são possíveis criadouros para o mosquito). Por meio do tratamento focal, que consiste no uso de larvicida para a eliminação dos focos do mosquito, os agentes também contribuem para que a dengue não encontre criadouros.

O Supervisor da Força Tarefa de combate à dengue no município de Passos, Elber Jurandir Silva, afirmou que todos estão preparados para a realização de um bom trabalho. “Pretendemos visitar 100% das residências dos bairros que apresentam maior número de casos notificados. Também é um trabalho de eliminação dos focos do mosquito da dengue e de esclarecimento para a população”, disse.

Complementando o trabalho dos agentes de endemias do Estado, dois veículos equipados com UBV (ultra baixo volume), conhecidos como “carros fumacê” entrarão em atuação no município. Para estimular a população e informar que o combate à dengue é um dever de todos, nos dias 07 e 08 de março, a cidade receberá o dengômetro e o dengue móvel que irão trocar materiais inservíveis como pneus, latas e garrafas pet por óleo de soja.

O dengômetro é uma tenda em que as pessoas poderão realizar a troca dos objetos e receber orientações e materiais informativos sobre os sintomas e formas de eliminar a doença. Com o dengue móvel, caminhão que recolhe os inservíveis, o trabalho de mobilização e intensificado. A ação está programada para o horário das 09 às 15 horas em local que ainda será definido pela SES-MG e pelo município.

Durante a semana da ação mobilizadores sociais também irão percorrer casas, estabelecimentos comerciais e de educação convocando e explicando para a população que cada um pode fazer a sua parte e eliminar a foco do mosquito da dengue das residências.

Autor: Alessandra Maximiano

Rolar para cima