Viajar durante o carnaval é a escolha de muitos, seja para cair na folia ou fugir dela. Mas antes de fazer as malas e cair na estrada é importante ficar atento a alguns cuidados, já que deixar a casa ou apartamento fechados por alguns dias pode se tornar um prato cheio para a proliferação do mosquito da dengue.
Segundo a coordenadora do programa estadual de combate à dengue da SES/MG Geane Andrade, a ausência dos moradores, ainda que por um período curto de tempo, é suficiente para o mosquito da dengue completar seu ciclo reprodutivo e aumentar a transmissão da doença. “Por isso é tão importante tomar os cuidados necessários, principalmente durante o período do carnaval em que as chuvas são comuns”, afirma.
Entre as principais dicas para evitar a proliferação do mosquito da dengue estão:
- Eliminar pratinhos de vasos de plantas
- Manter a caixa d’água sempre limpa e tampada
- Manter as calhas livres de entupimento
- Manter a água da piscina devidamente tratada
- Cuidado especial com qualquer recipiente que poça acumular água em caso de chuva
É importante salientar que em mais de 80% dos casos, o foco do mosquito está dentro das residências, o que pode ocasionar surpresas desagradáveis no retorno da viagem. “Deixar a chave de casa com um vizinho ou parente, para que este tome os cuidados necessários na ausência do dono, pode ser uma boa saída para quem pretende viajar”, afirma Geane.
Campanha de prevenção à dengue na TV e no Rádio
Dando continuidade às ações de combate à dengue, a SES/MG lançou na TV e no Rádio uma campanha de alerta para os cuidados com a doença. A campanha, veiculada entre os meses de fevereiro e março, também está em painéis de LED espalhados pelas principais avenidas de Belo Horizonte e na BR 040 e nas TVs instaladas no hall da rodoviária de BH.
Autor: Jéssica Gomes