Governador Anastasia encaminha projeto de lei que autoriza doação do prédio do Hospital Risoleta Tolentino Neves à UFMG

Imagem

Além de importante unidade de atendimento de saúde, hospital serve à formação de alunos dos cursos superiores nas áreas de medicina, fisioterapia, farmácia, odontologia, entre outras

 

O governador Antonio Anastasia encaminhou à Assembleia Legislativa projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a doar à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) o imóvel onde funciona o Hospital Risoleta Tolentino Neves (HRTN), em Belo Horizonte.

A mensagem enviada ao Poder Legislativo lembra que o custeio do hospital é fruto de uma parceria entre o Governo de Minas, a Prefeitura de Belo Horizonte e a UFMG. Desde 2006, a Universidade Federal de Minas Gerais é responsável pela gestão acadêmica, administrativa e financeira da instituição, que atua por meio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep).

“Constata-se, pois, que o Hospital é, na prática, integralmente administrado pela UFMG, que utiliza aquele nosocômio como hospital de ensino. Assim como já ocorre com o Hospital das Clínicas, sediado em Belo Horizonte, o HRTN, a par de funcionar com importante unidade de atendimento de saúde, serve à formação de alunos dos cursos superiores de saúde, como medicina, fisioterapia, farmácia, odontologia, entre outros”, afirma o governador Anastasia, em texto encaminhado à Assembleia Legislativa.

Outra razão para a proposição de lei é que o HRTN foi certificado pelos Ministérios da Educação e da Saúde como Hospital de Ensino, o que o torna fundamental para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade. No ano passado, o hospital recebeu 1.370 acadêmicos de graduação, vindos dos cursos de medicina, enfermagem, terapia ocupacional, fisioterapia, nutrição, serviço social, fonoaudiologia, psicologia, farmácia, educação física, odontologia e gestão de serviço de saúde.

Unidade de referência

Em operação desde 1998, Hospital Risoleta Neves é a principal unidade de referência hospitalar de média e alta complexidade do Vetor Norte de Belo Horizonte e região metropolitana, atendendo usuários em situações de urgência e emergência. Sua estrutura conta com 368 leitos, sendo 111 no Pronto Socorro.

Autor: Agência Minas

Rolar para cima