A Força Tarefa de Combate à Dengue do Estado, já está presente pela segunda vez no município de São Pedro do Suaçui, cidade do Vale do Rio Doce. Uma equipe formada por 06 agentes de endemias com apoio de 04 agentes municipais e mais as articuladoras sociais da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) ficam na cidade até dia 05-04 para atuar em áreas críticas do município e promover ações de mobilização social contra a Dengue.
O município de 5.500 mil habitantes, considerado prioritário no enfrentamento da Dengue no Estado, apresentou até o final de março, 20 casos notificados de dengue, segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN)
Toda esta ação faz parte do Programa Estadual de Controle Permanente da Dengue do Governo de Minas, através da SES-MG. O objetivo primordial é a diminuição do risco de epidemias em municípios com maior índice de infestação, somando força aos agentes municipais e mobilizando a população sobre a necessidade de evitar a doença.
A equipe de agentes de endemias da Força Tarefa, está realizando atividades de controle vetorial, através de eliminação de criadouros do vetor, tratamento focal e bloqueio de transmissão.
Mobilização Social
Dentro das estratégias de combate contra à Dengue utilizadas pelo Estado, estão as atividades de mobilização social.
As mobilizadoras sociais da SES-MG vão promover de 01 a 05/04 uma programação no município que se inicia com visitas as instituições (escolas, entidades públicas e privadas) para sensibilizá-las a serem parceiras na campanha e também atividades de rua com a distribuição de folderes e cartazes.
Na sexta-feira (4) e sábado (5) , será a vez do Dengue Móvel, caminhão da Força Tarefa que irá realizar na Praça Prefeito Caldeira Brandt, centro de São Pedro, a troca de material reciclável, garrafas pet, latas e pneus por Kits de Higiene Bucal e material escolar. No local também será montado o Dengômetro, um espaço de convivência e de acesso às informações sobre a dengue, onde também será distribuído material de prevenção à doença.
Autor: Frederico Bussinger