Santo Antônio do Monte recebe visita de técnicos de saúde do Ceará

Santo Antônio do Monte recebe visita de técnicos de saúde do Ceará

Imagem

Técnicos de saúde do município de Tauá, no estado do Ceará, realizaram, nessa segunda-feira (30/06), o primeiro dia de visita ao município de Santo Antônio do Monte, no Centro–Oeste mineiro, para conhecerem os trabalhos desenvolvidos pelo Laboratório de Inovações na Atenção às Condições Crônicas (Liacc). O encontro, que tem a duração de dois dias, é proporcionado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.

Na ocasião foi apresentado o histórico do Liacc, dos macroprocessos na Atenção primária, abordando a territorialização, cadastro familiar, estratificação de risco, além de apresentar como o município tem trabalhado com o apoio de diagnóstico, organização da Assistência e classificação de risco às pessoas com doenças crônicas (principalmente diabetes e hipertensos).

Para o superintendente da Atenção Primária à Saúde da SES-MG, Wagner Fulgêncio Elias, essa troca de experiência consolida a posição do Governo de Minas na estruturação das redes de Atenção à saúde.  “Esta visita técnica concretiza a posição do Estado na estruturação dos processos de trabalho assistenciais. Eles estão aqui para conhecer a referência do modelo de Atenção às Doenças Crônicas adotadas por Santo Antônio do Monte. Hoje, na parte da manhã, foram apresentados os esforços e impactos nos processos de trabalho do município e também para a população”, destacou o Superintendente.

A Assessora Técnica do Conass, Maria José Evangelista, explica que no município de Tauá também está sendo criado um Liacc. “O do Tauá é direcionado mais para a Assistência à Atenção Primária. E Santo Antônio do Monte é uma experiência que está com os trabalhos mais adiantados. Era necessária esta visita, para que eles pudessem ver como funciona esta integração com a Vigilância em Saúde e como a equipe do município trabalha com as doenças crônicas. Com essa experiência eles podem levar e implantar esta integração com o Centro de Especialidades de lá”, conta a Assessora.

Para a coordenadora Regional da 14ª Região de Saúde de Tauá, Dulce Feitosa, o Centro de Especialidades contribui para melhorar o acesso desses usuários, a qualidade e a humanização dos processos. “Antes, o paciente precisava viajar longas distâncias para realizar o tratamento. Agora, há um serviço na própria região”, frisou.

A Secretária de Saúde de Tauá, Ademária Temoteo Rosa, pontua que veio a Minas Gerais ver a experiência e adotar os pontos que estiverem adequados à realidade do município cearense.  “Estou considerando a visita bem proveitosa. É um processo de construção que amadureceu”, disse. O Secretário Executivo da Microrregião de Tauá e que gerencia a Policlínica, Ariston Lima, acrescenta que “os atores envolvidos estão bem entrosados. A equipe é bem integrada, os processos bem desenhados, permitindo adequações constantes”.

Liacc

A implantação do Laboratório de Inovação e Tecnologia tem como meta gerar inovação através de pesquisas avaliativas e produzir evidências que originem resultados positivos à população no tratamento de doenças como diabetes e hipertensos. O trabalho consiste em realização de pesquisas e utilizar novas técnicas junto com a Atenção primária e articulá-la com a atenção Secundária e Vigilância em Saúde.

Autor: Willian Pacheco

Rolar para cima