Equipe de transição participa da 7ª reunião e discute ações sobre a Saúde em Minas

Imagem

O Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, José Geraldo de Oliveira Prado, participou na tarde de hoje (13/11), no Palácio Tiradentes, da 7ª reunião da comissão de transição do governador eleito Fernando Pimentel. Durante o encontro, realizado na Cidade Administrativa, foram repassadas as primeiras informações da Secretaria de Estado de Saúde para o grupo responsável por fazer a interlocução entre a atual gestão e a eleita para 2015.

José Geraldo apresentou as primeiras informações da pasta, como a execução orçamentária de 2003 a 2013, levantamento do quadro de servidores, convênios e parcerias que estão vigentes e os previstos para 2015 e todos os Programas Estruturadores executados pela Secretaria.

Crédito: Wellington Pedro

Dentre os grandes avanços do Governo na área da saúde apresentados durante o encontro, o secretário destacou os Programas Viva Vida, que tem como objetivo a redução da mortalidade materna e infantil. De 2002 a 2013, Minas conseguiu reduzir em 32% os óbitos em menores de um ano. A taxa passou de 18 óbitos a cada 100 mil nascidos vivos em 2002, para 12,29 em 2013.

Foram destacados também os resultados da Rede de Urgência e Emergência, que é referência não só no Brasil, mas em toda América Latina, e a implantação dos Hospitais Regionais. Os avanços do Programa de Fortalecimento dos Hospitais (Prohosp), também foram apresentados. O Prohosp visa reduzir os vazios assistenciais e fortalecer as Redes de Atenção à Saúde, por meio da reestruturação e melhoria da qualidade da assistência hospitalar ofertada aos usuários do SUS em Minas Gerais. De 2005, ano de sua criação, até o momento já foram repassados cerca de R$ 1,2 bilhão em incentivos a 155 hospitais no Estado.

Complementando as apresentações, também foram exibidos dados e informações sobre a Escola de Saúde Pública e Fundações ligadas à SES, como a Hemominas, Ezequiel Dias (Funed) e a rede Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig).

O Governo de Minas vem tratando as reuniões das comissões de transição de forma técnica e republicana – como determina a legislação e da forma como deve se pautar um Governo democrático – e tem entregue todos os dados pertinentes às diversas áreas, buscado sanar as dúvidas colocadas pela comissão de transição do Governo eleito porque entende que esse momento é importante para a continuidade da prestação dos serviços públicos e das ações que vem sendo desenvolvidas com sucesso ao longo dos últimos anos.

A 7ª reunião da Comissão de Transição foi presidida pela secretária de Estado da Casa Civil, Maria Coeli Simões Pires, e pelo secretário Estado de Saúde, José Geraldo de Oliveira Prado. O diretor geral da Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig), Antônio Carlos de Barros Martins, diretor geral da Fundação Ezequiel Dias (Funed), Francisco Tavares Junior, diretor geral da Escola de Saúde Pública (ESP), Rubensmidt Riani, diretora geral da Fundação Hemominas, Junia Guimarães, o subsecretário de Políticas e Ações em Saúde, Tiago Lucas e representantes da Advocacia Geral do Estado também participaram da reunião. A comissão indicada pelo governador eleito foi representada oficialmente por Helvécio Miranda Magalhães Júnior, Paulo Moura e César Lima.

Primeiro contato

O início das apresentações entre a equipe de transição e os representantes do executivo estadual foi no dia 03/11, na Cidade Administrativa. Na ocasião foram repassados os primeiros relatórios com informações sobre todas as áreas do governo, com os indicadores de metas, número de servidores, cargos em comissão, programas para 2015, termos de parceria e convênios vigentes.

Autor: Míria César

Rolar para cima