Nesta quarta-feira, 09/06 e amanhã, 10/06, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, por meio do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Superintendência Regional de Divinópolis promove uma capacitação sobre Saúde do Trabalhador para os 54 municípios da Região Oeste. A cidades da Região de Bom Despacho, Divinópolis/Santo Antônio do Monte, Itaúna se reúnem nesta terça-feira, 09/06. Já os da região de Pará de Minas, Campo Belo/Santo Antônio do Amparo, Formiga debatem o tema na quarta, 10/06.
O Encontro tem o objetivo de orientar os municípios quanto às diretrizes e prioridades da área de Saúde do Trabalhador em Minas Gerais. A Política Nacional de Saúde do Trabalhador, a estruturação da área no Estado e a legislação também serão temas debatidos. “Abordaremos também aspectos operacionais com relação à execução e avaliação das ações voltadas à Saúde do Trabalhador no Projeto de Fortalecimento, Pacto pela Saúde e Programa de Qualificação das Ações de Vigilância. Assim, esperamos que, ao final do encontro, as referências técnicas municipais estejam aptas para implementar e ou potencializar as ações de saúde do trabalhador em seus municípios”, destacou a referência do programa da SRS-Div, Nayara Dornela Quintino.
Saúde do Trabalhador
A Saúde do Trabalhador pode ser considerado o campo da Saúde Pública / Saúde . Ela tem como pressupostos o estudo e a intervenção sobre as relações entre o trabalho e o processo saúde-doença dos indivíduos e do coletivo dos trabalhadores. Dessa forma, busca-se a melhoria da qualidade de vida e a saúde deste grupo de pessoas. Para o SUS, toda pessoa que exerça uma atividade produtiva, independente de estar inserida no mercado formal ou informal de trabalho, inclusive na forma de trabalho familiar é considerado um trabalhador.
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais tem a finalidade fomentar e coordenar a implantação e implementação da Política de Saúde do Trabalhador nos 853 municípios do Estado. São focos da Política as ações de vigilância dos ambientes, os processos e as condições de trabalhador, os agravos à saúde relacionados ao trabalho, além de fomentar a promoção, proteção, recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho.
Autor: Willian Pacheco