A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária recebeu na segunda-feira, (31/5), em seu aeroporto, nova remessa de vacinas contra a covid-19, sendo 14.750 da AstraZeneca, direcionada aos 25 municípios de sua jurisdição, e, 3.102 doses da vacina Pfizer, aos municípios de São Francisco, Brasília de Minas e Januária. A distribuição foi feita na terça-feira (1/6).
Januária foi contemplada com 1.780 doses de AstraZeneca e 1.260 doses da vacina Pfizer, recebendo doses extras para dar continuidade ao público dos quilombolas.
O fluxo de envio/recebimento de vacinas é fixo e único: o Ministério da Saúde (MS) envia ao estado o quantitativo de imunizantes. As doses seguem para a Central da Rede de Frio, em Belo Horizonte, onde são armazenadas em temperatura e condições ideais. De lá, seguem para a Rede de Frio das Unidades Regionais de Saúde (URS) onde os municípios retiram suas vacinas e a partir daí organizam a campanha de vacinação, responsabilidade municipal, sob diretrizes do Programa Nacional de Imunização (PNI), do MS.
A diretora da regional de saúde de Januária, Ioná de Carvalho Lisboa, ressaltou a importância da chegada de novos imunizantes e destacou que, “a chegada da vacina Pfizer, em alguns municípios, ajudará no avanço dos grupos prioritários, proporcionando uma maior cobertura vacinal. ”
Público-alvo
As doses de AstraZeneca serão destinadas para primeira dose de pessoas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente grave, continuidade da vacinação das Forças de Segurança e Salvamento, e quilombolas referente ao município de Januária.
Já as doses da Pfizer, darão sequência à vacinação de gestantes e puérperas com comorbidades, público com comorbidades e também com deficiência permanente.
Jurisdição da Gerência Regional de Saúde de Januária:
Microrregião de Januária: Bonito de Minas, Cônego Marinho, Januária, Pedras de Maria da Cruz;
Microrregião de Manga: Itacarambi, Juvenília, Miravânia, Montalvânia, São João das Missões;
Microrregião de Brasília de Minas/São Francisco: Brasília de Minas, Campo Azul, Ibiracatu, Icaraí de Minas, Japonvar, Lontra, Luislândia, Patis, Pintópolis, São Francisco, São João da Ponte, São Romão, Ubaí, Urucuia, Varzelândia
Autor: Giuliana Dias Luz Batista